sinestesia

Kirk Jones: Nanny McPhee

Nanny McPhee não é o tipo de filme que eu pegaria em uma locadora, compraria em um sebo ou em uma promoção, ou mesmo pegaria emprestado por interesse próprio; precisaria de uma amiga para me indicar e emprestar. Eu nem precisaria ver a capa para desenvolver esta aversão imediata, bastaria o título: “nanny” é “babá”, e onde há uma babá, provavelmente há, pelo menos, uma criança.

Crianças não me interessam. Bom, talvez um pouco, no aspecto sociológico da coisa. Isto deve ser um problema, e eu resolverei isto com o meu terapeuta. Quando tiver um, claro, e quando este terapeuta se oferecer para tratar isso de graça.

Filmes com crianças vêm em alguns sabores, distintos e indigestos em sua maioria:

Sabor Edson: É aquele em que os infantes apresentam atuações dignas do Cigano Igor, sem o atenuante de contracenarem com a Helena Ranaldi. “Edson” aqui se refere a um serviço de telemensagem em o supracitado moço ia com a molecada para conhecer Papai Noel; para maiores detalhes, consultem a Maricota, que faz a melhor imitação que eu conheço desta propaganda. Um exemplo nacional bem fácil de achar é Meu Tio Matou um Cara;

Sabor Melodrama: É um item de fácil observação no cinemão mela-cueca ianque. A criança evoca aquele lado puro que mesmo os cafajestes mais pernósticos guardam em si, e conduz o facínora a uma possível redenção, este objetivo perseguido por nove entre dez enlatados gringos de tela grande;

Sabor Confusão: Clássicos de Sessão da Tarde geralmente possuem o fator Confusão Infantil associado. São aqueles moleques que brigam com vilões aparvalhados, e que, quase sempre, não conseguem esconder que não sentiram aquele chute no saco. Nestes filmes, é bem provável que a criança seja rebelde, e que isso seja seu diferencial em um mundo idiota. E isso não prova nada, é claro;

Sabor Bestinha Estúpida: A missão de resgate está quase no final, tudo bem encaminhado, apenas aquele suspense básico rolando, e você come tranqüilamente sua pipoca. O clima é de sonho, o mocinho já traçou a mocinha, mas então o moleque esquece sua coleção de bonequinhos decapitados dentro do âmago mais tenebroso da fortaleza do vilão, e alguém tem de voltar, comprometendo a segurança de todos e a efetividade da missão.

A Inglaterra cisma em fazer as coisas de outra forma, embora tenha alguns exemplares dos tipinhos pré-hormonais dispostos acima. O horror é imediato em Nanny McPhee: são sete pestes mitológicas abrigadas na casa de seu pai, interpretado por Colin Firth.

Firth comprovou um alto grau de bananice, conforme pode ser observado em Love Actually e Bridget Jones. Ele é incapaz de organizar uma gaveta de meias, então ele é o cara perfeito para ser o pai aparvalhado e viúvo de sete pragas bíblicas sobre o Egito.

A ambientação é novecentista. Os costumes são daquela época, assim como a relação entre patrões e empregados, familiares pobres e familiares ricos, burguesia e aristocracia. As roupas e as casas também o são, e desenhadas com primor, um dos pontos altos do filme. As pessoas se reproduzem como coelhos, dado que estavam na transição entre sociedade rural e urbana, e também porque não tinham televisão.

A relação com os moleques, entretanto, é totalmente século XXI. As crianças são altamente inteligentes (sic), hiperativas e rebeldes, ou seja, tudo que é usado para descrever os detestáveis exemplares da tal geração Índigo. Os primeiros quinze minutos do filme, você pode imaginar, me deixaram com uma pouco sutil vontade de eviscerar toda a prole do papai Firth, restando energia ainda para cobrir o diretor de porrada.

As coisas melhoram com a chegada de Nanny McPhee, convocada para botar ordem no barraco. Emma Thompson escreveu o roteiro deste filme, e provavelmente seria a única atriz com moral para segurar o rojão do papel. Ela me conquista em poucos minutos com suas atitudes arrojadas, mas o sentimentalismo não demora a vazar para dentro da película. Sobrevivi, dado que tenho um considerável currículo de obras interpretadas por Robin Williams.

Eu estaria mentindo se dissesse que não me diverti. A cozinheira tem diversos momentos de brilho, e não há como não rir com a tia-avó dos moleques, que trabalha bem o papel aristocrático. O casamento, assim como os preparativos, são hilários em sua essência quase Chaves. As lições de moral são bem encaixadas no contexto, e meu medidor de pieguice se manteve em níveis bem civilizados.

A parte ruim de engolir, e, sintomaticamente, a mais atual, é a da terceirização da criação dos filhos. Firth interpreta um pai que é uma anta, um títere mocorongo nas mãos de seus filhotes irascíveis, e isto é o que pode ser observado em qualquer espaço público que contenha pais e filhos. Nanny McPhee chega para consertar tudo, e deixar os filhos redondinhos para os pais, incompetentes, empurrarem com a barriga. Este exemplo escapa da simples esfera de criar os filhos, pois há quem dependa de babá para criar seus bichos de estimação, o substitutivo das crianças para muitas pessoas.

Entretanto, deixemos de azedume, pois Nanny McPhee termina apoteoticamente com um dos costumes mais interessantes dos povos bem alimentados caucasianos: a guerra de comida. Cara, eu não entendia isso quando via Os Trapalhões, e continuo não entendendo. Rir, então, nem se fala.

Single Post Navigation

2 thoughts on “Kirk Jones: Nanny McPhee

  1. Eu diria que crianças me interessam: quando são educadas e filhas de outras pessoas, pois aí tenho o direito a devolução no final do dia… :-)
    O engraçado é que várias pessoas já me disseram que eu deveria ter filhos e tal, que é muito bom. Detalhe: todos homens. Talvez se eu fosse homem até gostaria de ter. Não dá trabalho e não tem responsabilidades emocionais. Vou pensar nisso para uma próxima encarnação!!!

    • gilvas on said:

      ento: vrios homens tm me falado das glrias da paternidade, e sem maiores efeitos. o que me interessou foi justamente este novo aspecto da transformao do homem em algo mais prximo da fmea, este fenmeno do anos 00.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.012 outros seguidores

