sinestesia

Estilo? Só sem amortecimento.

Encontrei, uns dias atrás, perto da catedral do Centro de Florianópolis, um famoso ator/diretor/modelo/produtor da Ilha. O moço é estiloso ao extremo, e, na ocasião, estava vestido à altura da sua reputação. Ou quase. A indumentária estava perfeitamente adequado ao talhe do rapagão, situada no eixo estético que liga o contemporâneo ao figurino de palco.

Esta descrição corria bem até o momento que observei que meu amigo usava tênis de corrida. Sim, os mesmos tênis de corrida que eu achincalhei em um ou outro texto. Aqueles tênis de corrida que eu comprei para ir à academia para correr na esteira e puxar ferro. Sem fazer careta ou ruídos estranhos, ressalte-se.

Tênis de corrida se tornaram comuns entre o povo jovem, notoriamente e inicialmente aquele povinho que não chega a ter mau gosto, pois para isso precisaria ter algum gosto. O líder dos Mamonas Assassinas se orgulhava de agradar a esta turba, a patuléia dos que não têm gosto algum. Os mais abastados membros desta casta costumam comprar pisantes coloridos e caros, sendo sistematicamente assaltados por membros de castas menos abastadas, o que acaba sendo um alívio estético: tênis de corrida combinam melhor com agasalhos esportivos e moletons de capuz.

Entretanto, há muitas pessoas que usam tênis de corrida por motivos utilitários, ainda que não necessariamente aqueles para os quais este tipo de calçado foi projetado. Garçons, que fazem uma quilometragem invejável a cada turno entre mesas e cadeiras, aproveitam bem os amortecimento que estes modelos possuem, e usam aventais longos para encobrir o horror estético.

Cabeleireiras e barbeiros ficam horas em pé, atrás de seus sentados clientes, e replicam o truque de avental dos seus colegas garçons e garçonetes. Atendentes em lojas, que circulam direto dentro dos espaços restritos de butiques e outros estabelecimentos.

E há os velhinhos. Calça de tergal, boina ou chapéu, camisa passada, meia fina, colete de lã, todo aquele figurino fofo de velhinho. E um par de pisantes do Shaquille O’Neal. Sim, eu estou desatualizado em estrelas do basquete americano. E a Luisa Brunet ainda é a gostosa quintessencial das minhas piadas. E lá vão os velhinhos proteger suas articulações tanto nas idas à padaria quanto nas caminhadas que quase todos os geriatras sugerem e poucos velhinhos adotam. Por falta de opção, com um pisante medonho de corrida.

Usar Converse está para o bem-estar ortopédico como o cigarro está para a saúde dos pulmões ou como o pão francês está para um intestino bem cuidado. O Converse, e outros congêneres, amortece ridiculamente os impactos nos joelhos e no tornozelo, mesmo quando o tal “colchão” da palmilha está novinho. Dois meses de uso, e nada resta dele. Mais um tempo, e nada resta do joelho do usuário.

Sofrem mesmo os almofadinhas usuários dos sapa-tênis. A promessa da junção do conforto dos tênis com a sobriedade dos sapatos raramente se cumpre. O nome, “sapa-tênis”, ao menos é sincero, tão feio quanto o pisante descrito na expressão. Raros modelos são realmente confortáveis, ainda mais raros são os que apresentam amortecimento decente.

Pergunto-me onde andam os criadores da indústria do calçado, que não nos proporcionam o calçados confortáveis e ortopedicamente corretos de que precisamos.

About these ads

Single Post Navigation

2 thoughts on “Estilo? Só sem amortecimento.

  1. Se vc souber onde eles estão me avise….mulheres sofrem muuuuuito!

    • gilvas on said:

      hoje mesmo, enquanto esperava uma loja abrir, dei uma olhada rápida nos sapatos, e necas de amortecimento. é tudo couro ou sola fina. :(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.002 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: