Assombramento

Borges continua me assombrando. Meu tempo de leitura tem sido escasso, de modo que ainda estou ruminando o exemplar surrado de Ficções. Ontem comecei a ler “Um Milagre Secreto”. Entre as pausas para sorver a cerveja, observava os casais de fim de tarde ao meu redor, e inventava fugazes histórias para cada um deles, sonhando com algum livro de crônicas que eu pudesse escrever. Quimeras. A escrita de Borges as dissolveu. Tornou-as em névoa inconsistente, absorveu-as com sua respiração pausada e poderosa, impeliu-as com sua palavra devastadora e exata. Que um homem pode fazer diante do abismo alucinante que se abre na existência de um homem como o judeu condenado em “O Milagre Secreto”? Quanta noites consumiu Borges encontrando as palavras corretas, o andamento correto, os nomes de seus atores, as marcas nas superfícies dos corredores e das escadas da masmorra onde o judeu espera sua morte? Quantas variações experimentou até encontrar a combinação correta, aquela que nos entrega repentinamente à revelação de outras linhas de tempo? Antes de levantar-me, olhei cada casal. Nada mais de histórias, apenas o estranhamento de novos mundos.

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Assombramento

  1. Walkiria disse:

    Quero ler esse “Milagre…”

    Nunca poderemos imaginar
    As provações silenciosas
    Às quais estariam condenados
    Cada um dos personagens
    Dos casais pseudo-fictícios…
    Secretamente analisados…

    Em suma, renderiam boas histórias…
    Complicado seria
    Ler nossa própria história
    Escrita por um
    Analista de mistérios…
    Assombrado pela mesma idéia…

  2. humberto mac disse:

    preciso ler borges. me recomenda algum título,lord tessari?

Deixe um comentário

