Romantismo e Sinestesia

Existem pessoas, a maior parte pelo que observo, que não compreendem e não poderiam ser românticas. Talvez melosas, mas não românticas no sentido da apreciação ampla dos eventos arrebatadores que a mais simples das vidas pode proporcionar a seu protagonista.

Pessoas que não entendem porque comprar um CD é infinitamente mais interessante do que baixar um mp3.

Quando eu compro um CD, existe todo um ritual. No sentido mais clássico, eu vou a uma loja, deslocando-me de casa, vendo pessoas, sentindo a temperatura, talvez esteja chovendo. Chegando na loja, eu desenvencilho-me dos vendedores com um típico e eficiente “Estou só olhando, se precisar te chamo, obrigado”, e saio fuçando as prateleira de caixinhas plásticas translúcidas. E chovem surpresas, decepções, disquinhos que você vê enfim com o preço baixo que te convence a comprá-los, lançamentos de bandas que você achou que tinham acabado, novas coletâneas picaretas com as mesmas músicas de sempre.

Depois de esmiuçar as prateleiras, e colocar aqueles fones de qualidade e higiene duvidosa nos ouvidos, você escuta algumas canções de artistas que não conhece, e acaba se decidindo por um ou mais títulos que serão agregados à sua coleção. Vai ao caixa, e o atendente fica olhando seus CDs enquanto a maquininha de cartão conversa com o banco.

Você sai pela rua, que tem novas pessoas, e talvez uma nova temperatura. Senta em um café, ou mesmo no ônibus, e começa a abrir suas novas aquisições, ritual que você pode ainda executar em casa, diante do seu templo em forma de aparelho de som.

As capinhas se abrem, e vem aquele cheiro de tinta nova, e existem encartes com cheiros muito peculiares. Enquanto os acordes soam, você lê detalhes técnicos no encarte, e suas sensações auditivas se misturam às olfativas e visuais. Ou mesmo tácteis, quando o encarte possui textura diferenciada.

E aí está o ponto que eu quero colocar: a experiência estética da música associada a um suporte material diferenciado, seja um CD ou um LP de vinil, exemplifica claramente a sinestesia que batiza este espaço aqui. Depois de algum tempo de convivência com aquele conjunto de informações sensoriais, outras se agregarão: amores, brigas, acontecimentos trágicos, e o CD carregará essas marcas, enriquecendo sua história particular.

Um mp3 te proporciona essa gama mexicana de emoções?

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Filosofia de Boteco, Música e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Romantismo e Sinestesia

  1. humberto mac disse:

    lembrei de qundo fui comprar o cd moon safari, do air. uau, que experiência. e que vontade de chagar logo em casa para ouvir.

  2. Jonas disse:

    Até poucos meses atrás eu tinha o hábito religioso de comprar pelo menos um cd por semana. Raramente eu baixava discos. Mas agora parei de trabalhar (eu trabalhava desde os 14 anos) e estou sem grana, fazer o que? E na minha ‘profissão’ é bom conhecer os discos antes do lançamento, para não dizer essencial. Então sou obrigado e deixar o romantismo de lado.

  3. Walkiria disse:

    CD sempre tem histórias agregadas
    Sejam correlatas à aquisição
    Seja às pessoas que o desfrutaram…
    Trágico é quando
    Em fins de um romance
    Uma love story
    Sem Happy end
    O ingrato, traidor, cruel
    Desafeto danado
    Descartador ou descartado
    Tragédia grega mesmo
    É se o sujeito, ou sujeitinha
    Ficar com teus melhores CD’s…
    E nem te diz
    “Ah, fulano, muiiiiittto obrigado!”…

    Estava com saudades de teus textos, cada dia mais saborosos…

    Bacci…

Deixe um comentário

