Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H.

Eu não consigo parar de pensar nas valises com as iniciais G.H., mas existe bem mais neste de livro da Clarice. Enxergo nele uma imperfeição, transparente na forma do capí­tulo de entrada, que serve de sala de recepções para uma seqüência de capítulos/cômodos menores, mostrando-se diante de nosso olhar enquanto caminhamos através da personagem/casa.

Lispector coloca a desfilar suas percepções poéticas, combinando palavras em prol da criação de imagens incompletas. Nestes pontos reside a mágica do livro, constantemente exigindo que completemos quebra-cabeças de imagens que podem nem mesmo estar incompletas. Veja isso, da página 106:

E eu, agora eu já não era mais uma criança inquisidora. Eu crescera, e me tornara tão simples como uma rainha. Reis, esfinges e leões – eis a cidade onde vivo, e tudo extinto. Sobrei, presa por umas pedras que desabaram. E, como o silêncio julgou minha imobilidade como sendo a de uma morta, todos esqueceram-se de mim, foram embora sem me retirarem, e, julgada morta, fiquei assistindo. E vi, enquanto o silêncio dos que realmente haviam morrido ia-me invadindo como hera invade a boca dos leões de pedra.

De novo:

E vi, enquanto o silêncio dos que realmente haviam morrido ia-me invadindo como hera invade a boca dos leões de pedra.

Como em Pessoa, a poesia/prosa de Lispector disseca o trivial em fatias de fantástico e inédito, seguindo a sugestão de Proust, que dizia estar a novidade em ver o conhecido com novos olhos. Eu, por exemplo, nunca havia pensado no aterrador silêncio dos crocodilos, e Clarice acorda-me para esse aspecto do sinistro do réptil, (…) Tenho horror do silêncio cheio de escamas estratificadas do crocodilo.

Clarice Lispector vai muito bem no silêncio inquietante deste inverno, assim como Amnesiac.

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

