O que fazer em caso de filme ruim

poster.jpg

Corri da minha aula de inglês para assistir este filme alemão, sobre cuja ruindade eu já havia sido alertado. Seguindo minha teimosia, fui assistir. Afinal, já achei tantas pérolas mesmo no meio das lixeiras da crítica chapa-branca, e sou conhecido por acreditar que a natureza humana tem salvação. Polianices, eu sei.

Desta vez, contudo, confesso que eles estavam certos. “Was tun, wenn’s brennt?” é um filme muito ruim. A começar pelo título, que poderia ter ficado em alemão, onde soa bem como uma seqüência de onomatopéias rítmicas de uma conhecida canção de rock clássico, em última instância. O título em português, O que fazer em caso de incêndio, é entristecedor como uma dor de barriga no dia do encontro com a primeira namoradinha.

E ainda tem mais. O filme, como outros filmes alemães que tenho visto, segue uma linha limpa e muito bonita de fotografia. Tudo tão bonito, que o espectador parace ter sido jogado dentro de um comercial de tevê. O ápice desta estética é a cena em que o personagem Tim sobe em uma amurada; além de deixar no ar uma inserção do anarquista no mundo real capitalista e cruel, toda a tomada de câmera parece ter sido feita para um comercial de cigarro.

O roteiro parece ter sido escrito por duas capivaras bêbadas com síndrome de experimentalismo balbuciante. A tentativa de aproximar uma comédia com doses de tensão e sentimentalismo, à moda do cinema ianque, esbarra em alguma barreira ética inconsciente do diretor, e tudo redunda em uma trama confusa e quebradiça, que tropeça nas próprias pernas.

Eu poderia colocar como ponto positivo a aparição de “No Surprises” em uma das cenas, mas ela está tão deslocada, que sua tristeza pelo conformismo soa deslocada e literal. Isso dói. De um jeito ruim.

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Europeu e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O que fazer em caso de filme ruim

  1. aline disse:

    tb detestei e me diverti com o filme.
    O pior foi terem colocado manic street na trilha sonora num filme ‘ anarco punk ‘…sendo que em berlin existe tantas bandas interessantes…
    blah.blah.

  2. humberto mac disse:

    fiquei morrendo de vontade de ver! é que vc detona tanto que dá curiosidade!

  3. xine disse:

    oi meu anjo, bem vindo d volta.
    beijinhus!!!!

Deixe um comentário

