Billy Wilder: Some Like It Hot

Um amigo meu recusou o convite para assistir a este filme. Argumentou que era um filme campeão de reprises na Sessão da Tarde, entre outras desqualificações do mesmo naipe. Decidido, vi o filme mesmo assim, pois nunca havia pego uma dessas afortunadas reprises.

Delícia de filme, explorando os recursos tradicionais da comédia de erros, com base em uma dupla também no formato tradicional. Mas, diabos, em 1959 isso devia soar novo, e as piadas, se envelheceram, o fizeram com elegância suficiente para me arrancar boas gargalhadas. Tony Curtis está correto em sua caracterização, enquanto Jack Lemmon nos faz delirar com suas expressões e seu timing soberbo.

Marilyn, porém, não me convence. Logo ao começo do filme, enquanto aparecem os créditos (incluindo alguém chamado Beverly Wills), lembrei de “E Deus Criou a Mulher”, e acabei, inevitavelmente, traçando uma analogia.

traçando, ein?

Wilder escreve sua comédia com bases em uma fábula, e suas soluções roteirísticas são doces e altamente palatáveis, e só poderiam terminar na insólita cena final da lancha de Osgood, um dos maiores trunfos da películas, com sua boca igualmente insóita.

Vadim, por outro lado, toma uma tarefa mais complexa, e sua explanação do universo feminino ganha embasamento em realidade. Seu aspecto cômico é perdido, mas, quem espera rir quando a Brigitte Bardot dos tempos áureos surge na tela em um argumento que a acolhe à perfeição?

Marilyn Monroe é poderosa, mas perde feio para a Mulher. Mas ninguém precisa pensar nisso durante Quanto Mais Quente Melhor, que prescinde de uma musa para ser delicioso.

::

Mas sabe aqueles dias em que você faz tudo errado? Diabos, tenho duas mãos esquerdas; pudera fossem apenas os pés.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Gringo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s