Homem na Lua

Houve um tempo, em 1991, quando uns rapazes esquisitos de Athens, Georgia, resolveram gravar um disco. A capa dele acabou sendo cinzenta, e seu conteúdo poderia passar por esta cor também. Cinza? Bem, talvez não cinza, seria injusto: Automatic for The People é tingido em sépia.

É um disco de cores discretas, embora Michael Stipe cante com devoção quase religiosa em várias das faixas. Algum chato poderia dizer que é um disco de sobras de Out of Time, e provavelmente não estaria tão errado, mas eu iria mais longe: Automatic for The People é o disco da ressaca de Out of Time.

E que beleza de ressaca! As composições enxutas, Stipe entoando letras compreensíveis, num momento em que sabia que alguém poderia ouvi-lo, e que havia uma América por onde eles caminhavam. A necessidade de justificar um contrato numa grande gravadora, já no passado, e, finalmente, os louros de uma caminhada árdua no quintal independente.

Acho estranha a capa frontal dele, mas a capa traseira é simplesmente perfeita, como se fosse a tela de créditos de um filme muito, muito velho, um anacronismo que se expressa nas guitarras e bandolins de Peter Buck, sem falar nos teclados atemporais de Mike Mills ou nas intervenções rítmicas precisas de Bill Berry, as sobrancelhas mais espertas do rock americano.

Acabo de detonar meia garrafa de um vinho uruguaio cujo nome esqueci, então não vou falar de faixas. Este disco parece tão perfeito em sua completitude que seria injusto e doloroso fazê-lo em pedaços.

O que fica em mim é a impressão de que o REM nunca mais seria o REM depois deste disco.  Pode ter sido a exposição excessiva de Michael Stipe. Pode ter sido a natural reclusão da criatividade e o conseqüente início da repetição. Pode ter sido por Bill Berry ter saído.

É, a verdade é esta última: o REM não é REM se não contém as sobrancelhas inimitáveis de Bill Berry.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s