O Intruso e a Poeira

Folhas

Meu primeiro Faulkner foi “O Intruso”, em um volume do Círculo do Livro, capa dura, que eu achei em um sebo, praticamente novo, por algum valor inferior a cinco pilas.

O título original, conforme mostra a figurinha aí em cima, é “Intruder in The Dust”, o que colocaria nosso intruso “na poeira”, se o desejo de literalidade abarcasse nossos sentidos de forma inevitável.

Contudo, gosto da despojada forma que o título toma em português. Extrapolando a noção de intrusão, exemplos podem recair sobre a poeira com naturalidade assim como ela mesma recai sobre os móveis incautos. O Intruso envolve-se na poeira sulista de Faulkner, e ressoa em suas páginas crípticas, sua literatura insinuando-se universal com o mistério da falsa trivialidade das relações raciais na América do começo do século vinte.

(…)

Eu não escondo a alegria ao ver as chuvas da primavera chegando, perseguindo ao longe alguma poeira dissolvida na água das calçadas.

Em um posto de gasolina, a água corre ao lado da calçada, rica em reflexos coloridos de óleo sob a luz furtiva e moída pelas nuvens. Dois grandes sapatos repousam sobre o concreto. São brancos, com uma faixa azul clara demarcando a fronteira da sola “de mentira”. As voltas junto à boca dos calçados dão a exata noção de que sairão pés dali. Assim, imagina-se onde repousa o dono daqueles pés e daqueles sapatos. A percepção da trágica mutilação contrapõe-se à alegria estranha de sapatos circenses em meio à chuva redentora. Logo cedo.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura, Natureza e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Intruso e a Poeira

  1. Pingback: William Faulkner: A Mansão « sinestesia

  2. humberto mac disse:

    copy + paste no título para meu arquivo de projetos do futuro próximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s