Aldous Huxley: Brave New World

admiravel

Sei que já devem ter falado tudo o que era possível sobre este livro, mas não resisto a alguns comentários complementares.

Admirável Mundo Novo é um daqueles livros que, já nas primeiras linhas, te dão a certeza de que aquilo não pode terminar bem, de forma alguma. Com seu irmão 1984, ele forma a dupla de ficção futurista e catastrofista básica. O que os diferencia, a princípio, é o clima. Enquanto 1984 oprime com sua desolação desde a primeira página, o livro de Huxley carrega-nos pelo horror confortável do Mundo Novo como se fôssemos algum dos humanos condicionados que ele descreve. Mesmo no ocaso dos três desgarrados, o roteiro ainda permite vislumbrar alguma saída positiva, embora saibamos, em um nível mais profundo, que não existe perdão.

A punição no Mundo Novo pode soar branda em seu decorrer, mas a violência desponta nas entrelinhas com efeito similar ao de 1984.

Outro ponto admirável em Huxley é sua capacidade de destruir suas ilhas de maniqueísmo, aquelas que ele erige no decorrer do roteiro. Bernard Marx surge como um diferente, depois Helmholtz, e mesmo Mustafa Mond perde sua casca mais trivial. O Selvagem, que poderia ser o herói, acaba como vítima, ele mesmo numa demonstração de condicionamento. Diferenciado, mas ainda condicionamento. Inevitável o horror que podemos sentir do conforto e da felicidade a qualquer custo, principalmente quando ela pode ser observada de qualquer janela do mundo atual, com seu gosto pela frivolidade nas relações e suas relações de imediatismo consumista.

Um aviso memorável.

Além disso, como é delicioso relembrar a beleza da poesia de Shakespeare.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Aldous Huxley: Brave New World

  1. Pingback: Bichos Invisíveis « sinestesia

  2. Pingback: Arthur C. Clarke: 3001 « sinestesia

  3. Pingback: Aldous Huxley: Sem Olhos Em Gaza « sinestesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s