Apanhado Rápido

Satirycon, do Fellini, é um produção surpreendente. Muitos cenários, muitos personagens, muitas histórias. A Roma de Nero é retratada com cores fortes, e fortíssima componente dionisíaca. Os detalhes são muito bem cuidados, e poucos truques ficam aparentes; um dos raros casos em que isso acontece é quando o povo está indo colher fogo entre as pernas de uma feiticeira, e um dos aldeões claramente tem um braseiro em sua tocha. Outros detalhes se devem mais a uma saudável tosquice, que pode ser tomada como da época. O resultado final, enfim, é condizente com a minha idéia daquela sociedade.

Devo lembrá-los, porém, que o antilopismo vigente naquela época pode insultar alguns estômagos homófobos, a ponto de eu pensar que o Minotauro efetivamente ia às vias de fato com o clone jovem do Terence Hill. Para quem não entendeu, eu quis dizer que o filme atende pelos fundos, fuma charuto de carne; em suma, é viadíssimo, com direito a saiotes curtíssimos, olhares lascivos, e condutas sexuais confusas.

Outro ponto interessante é que diretores de filmes artísticos não precisam seguir muito a continuidade, e as lacunas ficam vagas por conta de alguma poesia maior. O que fica legal neste exemplar psicodélico de Fellini, mas que não é lá muito deglutível em obras mais realistas do diretor, como A Doce Vida.

Um colega do trampo estava vendo as fotos das finalistas do Miss Brasil deste ano, e eu não pude deixar de reparar. E, diabos, que barangas, minha gente! Mesmo a vencedora! O Brasil tem mulheres lindas, e lotes imensos de renovação são produzidos todo ano por esta peculiar e feliz mistura de raças. Fiquei imaginando que o concurso não tenha mais aquele glamour de eras passadas, e que não se equipare às batalhas titânicas da Venezuela, mas, santa paciência…

Minha mãe ainda apelou, dizendo que elas têm de responder questionários, e que não são protótipos de mulher bonita e burra, mas aí a coisa continua ruim, pois fica parecendo que mulher bonita não pode ser inteligente. E não acredito que as perguntas envolvessem assuntos como Mecânica Quântica ou teoria comportamentalista, mas ninguém faria perguntas assim. Acho.

Não entendo bem a razão de exigir inteligência das moças. Ok, os criadores de cães exigem que os peludos saibam ao menos alguns truques. Bom, deixa para lá, meu humor hoje não está nada bom, e o fato desta sala estar parecendo um refrigerador frigorífico não ajuda em nada.

Ops! Não deixe de ver isso. Uma página recheada com o máximo de laquê que a sua cafonice poderia permitir!

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Europeu, Mau Humor e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Apanhado Rápido

  1. helen disse:

    Miss Brasil? Isso ainda existe? Onde divulgam isso?
    Ninguém mais se interessa por isso, acho que na época da minha vó era mto valorizado, mas hj em dia participa quem não tem o q fazer da vida.

    Obs.: Alguém poderia me explicar o q faz uma Miss Brasil? Participa do BBB?? Nunca entendi direito o papel dela… ????

  2. victor disse:

    feio é tu!

  3. Mirian disse:

    Pô Gilvan!

    Pensei que o lance das mulheres barangas na final do Miss Brasil fosse coisa do teu típico mau humor.

    Mas que nada… conseguiram selecionar umas mulheres realmente muito feias. Credo.

Deixe um comentário

