Monster

único aspecto relevante a discutir

Existem diversos mistérios na existência humana em geral, e mesmo alguns na minha existência particular. Não ambiciono grandes descobertas neste campo nebuloso, e me daria por muito feliz apenas por entender porque Monster foi parar na sala de exibição do CIC, ou mesmo foi citado em alguma conversa sobre cinema no botequim da esquina.

Obviamente, existem os méritos. Monster já se entrega ao espectador como a tranqueira que é quando se declara baseado em fatos reais. Outros elementos típicos do perfil de filme palhoso vão aparecendo, como o subtítulo nojento (de onde tiram breguices hediondas como desejo assassino?), por exemplo.

No decorrer da bagaceira, a fotografia burocrática vai correndo sobre o roteiro esquemático, sempre levando espectador a pontos de tensão duvidosa. O filme é daqueles que não pode terminar de uma boa forma, de jeito nenhum, e acaba terminando meia boca, com a mimadinha Selby fazendo o que já sabíamos que iria fazer. Aliás, a Christina Ricci está com uns bracinhos de bater polenta, e duvido que tenha sido alguma caracterização radical da aprendiz de k.d. Lang juvenil que ela interpreta. Charlize Theron tentou entrar para o clube das bonitinhas-que-provam-que-interpretam-nem-que-tenham-de-encher-a-cara-de-maquiagem-e-parecerem-o-lion-man, e não fracassou muito, o que só reforça o caráter furado da produção.

A naba toda termina com uma canção farofenta, e o espectador descobre que viu a mesma tranqueira que o Supercine empurra todo sábado. Com o detalhe de que o Supercine passa depois do Zorra Total, o que deixa os filmes menos ruins pela simples comparação.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Gringo e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Monster

  1. humberto mac disse:

    hahahahahaha. vc me fez querer ir ver correndo!

  2. Mirian Yoschie disse:

    Nahh… Tu adoras essas roubadas!!!

    Saudadinha de ti moço

    Abraçoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s