Delphine Gleize: Carnages

Carnages

Um espectador desatento descreveria Carnages, lançado no Brasil como Estranhas Ligações, por suas partes, em uma analogia com as partes do touro Romero, que se espalha pela Europa depois de ser premiado na mesma moeda que entregou ao acintoso toureiro. Todavia, Carnages transcende a soma de suas crônicas individuais, e não o faz pelas conexões da trama, o que já o colocaria acima da média, mas sim pelo místico que evapora das situações mostradas.

Além do roteiro, Delphine Gleize tem a seu favor as imagens. O cuidado está impresso nos fotogramas, um carinho pelos devaneios íntimos de cada personagem, celebrando olhares tão distantes, os olhares da menina que achava que todos os animais eram maiores do que ela, os olhares do gigantesco Fred, cão negro que sucumbe ao inevitável festival de mortes suscitadas pelo sobrenatural vapor da arena, o olhar da grávida pela janela velada de Chico Buarque.

A vida e a morte são aceleradas em um filme lento e sutil. O número elevado de personagens se harmoniza pela interpretação econômica e inspirada do elenco, que trabalha com vistas ao resultado total da película. Distante do egocentrismo das vanguardas independentes americanas, Carnages celebra o ser humano disperso na existência, transitando por vários tipos exóticos, e não em elementos de um império doente. Os eventos ocorrem na França, na Espanha, na Bélgica, envolvem italianos, franceses, espanhóis, todos em suas identidades nacionais e pessoais, uma delícia de onde saltam os sentimentos mais arrepiantes, desde a indiferença solene ao cadáver canino até o sentimento incestuoso da família de empalhadores.

Carnages é bizarramente lindo.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Europeu e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Delphine Gleize: Carnages

  1. Turnes disse:

    Perdi Carnages! Eu ia adorar eu sei. Fico com a imagem da tua análise. Droga de horários…
    Valeuu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s