Michael Penn: March

não repare na capa

Pessoas coerentes, na minha opinião modesta e auto-suficiente, ouvem músicas tristes quando estão tristes. Parece correto, parece que a conexão do artista com o ouvinte é facilitada, quase óbvia, uma linha direta onde as sutilezas se expõem como pequenos eventos esquisitos pela janela do trem. Esta evidência é teórica para mim. Ou era, até eu passar a minha roupa agora há pouco, ao som de Michael Penn.

O discão, vinil, tem aquele carimbo adorável, de amostra invendável, que faz a alegria daqueles que se importam com pequenas transgressões. Uma transgressão estúpida, dado que o álbum deveria estar em uma rádio, sendo tocado, para que a bela obra de Penn chegasse aos ouvidos apreciadores de boa música pop, mas ainda uma transgressão. Sentir-se estúpido não é tão ruim assim; se fosse, muitas outras vidas seriam insuportáveis.

E o ponto é que tive a versão empírica: ouvir March enquanto se está macambúzio é uma experiência dicotômica. É como ser puxado para cima enquanto se quer estar no chão. March, mesmo em suas baladas tristes, possui uma certa euforia apaixonada. A camisa branca de Penn, sob o colete preto federalista, recebe raios ensolarados, e guarda um coração alegre e inspirado.

É esquisito ouvir crônicas de amores suburbanos fugazes como o de No Myth, we said goodbye before hello, ambígua e fofa como os slides dos solos, ou resistir a dançar quando Big House ou This & That invadem os alto falantes. Vou deixar este disco na gaveta mais um tempo, mas você aí pode dar um jeito de arranjar esse discão, e se divertir muito. Vai lá!

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s