Falsas Verdades

duh!

Da Bravo deste mês, numa daquelas sínteses que eu gostaria de ter feito, mas que, felizmente, outro alguém teve as manhas de fazer, e calhou de ser o tal do Nelson Hoineff, “jornalista, crítico e cineasta”. Ele fala das falsas verdades sobre a televisão.

TV é feita para educar
Não é. Pelo menos formalmente. É feita para educar de outra forma, para estimular a transgressão, por exemplo.

TV de qualidade é a que reproduz conteúdo de qualidade
Errado. É a que cria seu próprio conteúdo, desenvolve modelos narrativos próprios. Do contrário, a transmissão de um jogo de futebol seria boa TV.

TV por assinatura é o espaço de qualidade
Em grande medida, este virou o espaço da pausterização, da acomodação ao óbvio, do emburrecimento. Um minuto de Ratinho vale mais que toda a grade do People & Arts.

TV nivela por baixo para ganhar audiência
Se fosse verdade, redes que operam com 2% do mercado estariam operando com 80%. Nivela-se por baixo quando não se sabe fazer coisa melhor

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Televisão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Falsas Verdades

  1. Pingback: Duas Semanas de Vácuo no País do Futuro « sinestesia

  2. carol doria disse:

    Sabe querido, que depois de viver um tempo no Pólo Norte, entupida de cultura americana e canadense, eu cansei da TV. Mas eu cansei de tal maneira, que a ligo umas duas vezes por semana. E ainda limito meu tempo: meia hora e nada mais.
    Então tenho que escolher muito bem, visto que não vou voltar tão cedo. Esta semana vi um documentário sobre uma viagem de trem pela Índia na Futura. Poxa….foi maravilhoso. TV é tão fácil de ver que não nos permite falar com quem moramos, ou ler antes de dormir. Esta semana passei a correr com meu irmão (alguém com quem raramente conversava).
    Além de que TV é ruim, tb aprendi na América do Norte que outdoors é tudo de bom. Vamos sair de casa então.

  3. fran. disse:

    changing. eu sou um desastre.

  4. francine. disse:

    olha, eu concordo. só não com a parte. aquela ali, da tv fechada. people & arts, ah! eu amo. e vou fazer de conta que não é tão cômodo assim o chanching rooms. :}

Deixe um comentário

