Andrew Woods: Machuca

Machuca

Todo mundo falou bem, e falou das emoções, e este escriba foi para o cinema pronto para ver uma extrapolação da breguice mexicana pela simples transposição do idioma similar. Felizmente, eu estava errado, como não raro ocorre, e Machuca é uma película que preza pelo cuidado e pelo equilíbrio nos matizes que adota para contar a história simples e bonita.

Um tanto do mérito deve ser dado a filmes anteriores, mas nenhum chileno aceitaria, dado que os tais filmes, Kamtchaka e Valentin, são argentinos. Do pouco aproveitado Kamtchaka, Machuca empresta a atmosfera da ditadura pela visão infantil, e do delicioso Valentin vêm as confusões e conflitos da transição da infância para a adolescência. Machuca pega essas referências, e leva-as mais adiante, com segurança.

A produção é primorosa, e não pude notar nenhum resvalo na reprodução da época. A fotografia é bem cuidada, mudando o tom sutilmente, desde as saturações das cenas rápidas, o tom documental das cenas de conflito, ou as tonalidades sépia das planícies desoladas diante das favelas. O diretor consegue costurar bem o roteiro, mostrando apenas as suas bordas, como seria a visão de uma criança, e escapa do maniqueísmo com elegância, mesmo nas cenas onde se confrontam as visões de direita e de esquerda, como na reunião da igreja. O adultério da mãe é tratado com gradações diversas, e a brincadeira dos primeiros beijos possui uma tensão difícil de encontrar em outros filmes. Uma pequena bobagem é a professora substituta gostosona de inglês, que é desnecessária; o papel caricato já basta ao coronel e ao loirinho que senta na cadeira atrás de Gonzalo.

Entretanto, tudo se dissipa diante da boa condução da cena chave do filme, na invasão da favela, e onde Gonzalo precisa confrontar e aceitar a condição social dele em contraponto à de seus amigos. “Amigos”.

O bêbado estava certo, e nunca um beijo de leite condensado foi tão amargo.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Mercosul e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Andrew Woods: Machuca

  1. Mirian disse:

    Impressão minha ou tu andas bem humorado?
    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s