Nice Shoes

That's the way the feet feel

Caso fosse dada ao vivente a necessidade de, por alguma razão, por esdrúxula ou exótica que fosse, contemplar visões de feiúra, não seria necessário ir muito longe. Tal foi a constatação que tive, e que foi reforçada diversas vezes, durante meu passeio matinal ao centro da cidade, no sábado passado.

Para adquirir a experiência do horroroso, basta baixar os olhos ao nível do chão, e contemplar os pisantes, como diria-se em “linguagem de rua”, das pessoas.

As mulheres usam sapatos com plataformas desproporcionais, com vazados bizarros, cuja adequação anatômica claramente deixa a desejar, como demonstram os sintomas; elas andam bambas, desajeitadas, e as calçadas de Florianópolis não ajudam em nada. Aliás, as calçadas de Florianópolis merecem um capítulo à parte em minha compilação de resmungos, mas vai ficar para outro dia.

Voltemos aos sapatos. Esses de que falava, altos, de plataforma, causam desequilíbrio, podendo levar a acidentes. E ainda há os que possuem estampas nas laterais da citada plataforma, ampliando o leque de más combinações com as roupas. O contraponto são aqueles tênis pretos compridos, que conseguem acabar com a lenda de que preto combina com tudo; exercitando o princípio oriental do Yin e Yang, os fabricantes levaram o preto, naturalmente sóbrio, ao oposto da percepção, e, diabos, aqueles tênis são feios.

Entre os homens é a moda daqueles tênis que parecem ter uns tubos verticais no solado. Pretensamente tais calçados são confortáveis, e até devem ser, embora eu não tenha provado. Entretanto, como o tópico principal de hoje não é ergonomia, eles estão aqui, seja pela incongruência fantástica das formas, seja pelas cores absurdas que apresentam.

A ironia disso tudo, e de ironia a vida entendo, devo sublinhar, é que o bom gosto está na simplicidade. Sejam os tênis simples, de design limpo e correto, sejam os sapatos baixos e quase despojados, são os calçados menos bizarros os que realmente enchem os olhos, e dignificam os pés que calçam.

Mas vá encontrar esses calçados simples! As lojas apresentam em suas prateleiras uma ditadura de estética, uma arbitrariedade onde comandam interesses estranhos, como se um ogro de péssimas intenções estivesse sentado na prancheta de desenhista de calçados, e de lá lançasse suas imprecações em forma de produtos feios para os inocentes consumidores.

Nada como começar a semana de mau humor!

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Mau Humor e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Nice Shoes

  1. André HP disse:

    O pior são aqueles rappers com cadarços larguíssimos de cores diversas.

  2. sol disse:

    Sapatos, heim? A que ponto chegamos?

    Bom. Pelo menos faz total sentido.

    É.. faz.

    Uma palavra pra ti: showdowandulla.

    Ouve o Fabito que ele é sábio.

    Beijo.

  3. Ox disse:

    Acho que o Shrek andou desenhando alguns modelos para as sapatarias da vida. Sobre as calçadas das cidades… bom, prefiro andar no meio da rua a estraçalhar os pés ali. Imagne as pobres garotas com suas plataformar bizarras e vazadas… se bem que cada um tem os calos que merecem…

  4. Mirian disse:

    Haa mas só o Gilvan pra me fazer rir numa terça-feira como esta.
    O teu mau humor é a minha diversão…
    Beijo!

  5. paula disse:

    Pior (ou melhor, porque afinal é divertido ficar observando o comportamento do gosto alheio) do que ver as vitrines horrosas com sua profusão de aberrações estéticas e ergonômicas é perceber como há tanta gente que gosta disso! Parece uma epidemia do mau gosto.
    Eu peno pra encontrar alguma coisa que me agrade. Mas que me mato de rir com a mulherada tentando se equilibrar do alto de seus saltos nas calçadas bem conservadas do centro isso lá é verdade!

  6. paiaça disse:

    Dificilmente gosto de alguma coisa nessas lojas de calçados… parece q as vitrines estão sempre em época de carnaval… e olha q não tô de mau humor…rss…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s