Leão Tolstói: Khadji Murat

Khadji Murat

Tolstói, em Khadji-Murat, não se dispõe a escrever um romance. O homem que já havia alcançado alturas magníficas com seus romances, podia se arriscar em novas formas. Ele pegou a narrativa curta, ou novela, e a lançou ao futuro, muito adiante, onde seus contemporâneos ainda não conseguiam enxergar. Tolstói escreveu um roteiro de cinema, antes do cinema ter a grandeza estilística que o dignificou décadas mais tarde.

O livro é repleto de imagens; Tolstói as descreve de forma precisa e sucinta, criando divisões bem definidas, que podem ser traduzidas em marcações e tomadas sem maiores interpretações. Ele não toma partido, e permite que as ambigüidades se multipliquem, possibilitando a exploração imagética quase em estado bruto. Os personagens surgem rapidamente, como se entrassem em cena, para sumirem da mesma forma assim que o autor consegue extrair deles o conceito e a participação.

Os julgamentos inexistem. Mesmo o protagonista se mantém distante das valorações, embora seja considerado pelos coadjuvantes um homem valoroso; o autor nunca toma partido dessas considerações, guardando-se em uma espécie de reserva nos bastidores da história.

Em outra esfera, a descrição cuidadosa nos remete a uma Rússia em formação, onde a sociedade católica surge em sua forma mais primitiva, cristalizada, em contraponto ao islamismo das montanhas. Tal universo é de uma riqueza enorme para o escritor de prosa, o que talvez explique a genialidade de mitos como Tolstói, Tchekov e Dostoiévski.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s