Kathy’s Song

you know i am not a saint

Kathy’s Song é a canção que fez, em meu universo paralelo, o Apoptgyma Berserk uma banda de um sucesso só. Caso isso não fosse o suficiente, bastaria que isso ocorreu apenas por causa do remix brutal que o VNV Nation fez desta canção.

A música começa com sintetizadores esparsos e épicos, e uma voz sintetizada declama uma variação sobre o gênese, que culmina com as máquinas descobrindo o caminho para a criação da música. A apoteose cibernética entra em espasmos, que transformam-se em uma batida carregada.

Neste ponto, vale lembrar a especial percepção de Ronan Harris, que absorve o ritmo de uma pista tradicional, e, com alguma sutileza, molda-o, carregando-o de símbolos que soam como intromissões apenas ao ouvido menos atento.

Os vocais seguem a escola neuromantic que assolou a Inglaterra no começo dos anos oitenta, e que continua a conseguir vítimas pela Alemanha nesta primeira década do século vinte e um. Tudo bem feito, tudo bem costurado, bem como a inteligência dos tomadores de chopp não deixaria de fazer. A cama destes vocais é crucial para o que virá a seguir.

Os naipes sintetizados ressurgem vagarosamente depois de haver cessado a marcha do batalhão percussivo, para contrapor ao tom melodo e grandioso dos vocais technopop uma voz sintetizada que inverte totalmente os conceitos dos primeiros minutos da canção. De onde se esperaria a frieza cristalina, surge o apelo arrepiante e sedutor de uma voz que se diria morta, e ela entoa come lie, next to me, e imagens populam os espaços percussivos que surgem.

Quando o cantor retorna, ela ainda se tortura entre os ataques peristálticos das vozes eletrônicas, e a ele cabe apenas declarar-se culpado, como se ela fosse mesmo saber dessas coisas.

Sete minutos e alguns arrepios depois, as máquinas declamam estar fora dali. Mas já é tarde demais.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Eletronices e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s