Múm: Yesterday Was Dramatic, Today Is Ok

lã para o verão

As folhinhas vão se insinuando nos galhos dos cinamomos, e as amendoeiras, espalhafatosas, já botam roupagens verde-claro sob o Sol empolgado de Setembro. Apesar dos sinais da Natureza e do desconforto de estar trabalhando nesta sala sem terem ligado o ar-condicionado, ainda não é Verão. Ainda não é possível pular na água, pelo menos não na água da minha praia.

Neste panorama, fica perfeito ouvir Yesterday Was Dramatic, Today Is Ok, da banda islandesa Múm. “Ele ficou louco”, murmuram as arquibancadas. Mas não, apesar da origem em terras geladas, o som do Múm equilibra-se entre o frio e o calor de forma peculiar. Quase como esses dias que estão aqui.

Não preste atenção no título do disco, ou tu vais ficar pensando que é algum clone de Coldplay, com as mesmas canções chorosas e melosas. Permeia o álbum um ar contemplativo, mas nunca depressivo. Em certos momentos, é possível ver os carneiros correndo por aqui e acolá, e ventos nas colinas logo adiante.

As faixas possuem nomes psicodélicos, e seu conteúdo não fica longe. Ruídos ambientais são o principal ingrediente, podendo atuar como percussão ou como melodia, quando esta divisão é possível de definir. No mais das vezes, a mistura é homogênea, e não se consegue definir onde começa um ou termina outro. Mesmo os teclados, acordeons, e amostras de sons de brinquedo vão para a prateleira dos sons indefiníveis que circundam o ambiente de pessoas fora da casinha.

Faz falta o vocal inspirado que animava algumas das canções de Finally We Are No One, que sucedeu este disco, mas que eu ouvi antes. Yesterday é um disco para ser ouvido na íntegra, pela amarração intensa das canções, que parecem ter sido desenhadas em uma mesma clave excêntrica.

Boa pedida para fones de ouvido nesses dias indecisos.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Eletronices e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Múm: Yesterday Was Dramatic, Today Is Ok

  1. Pingback: Múm: Go Go Smear The Poison Ivy « sinestesia

  2. Cetáceo disse:

    Galináceo’s frame… seguinte, dei uma olhada no calendário da academia central e não tem exame previsto para novembro. Liguei para o Sensei e expliquei que, além disso, a nossa empresa vai estar fazendo dois eventos grandes em novembro, e eu não posso me dar ao luxo de perder a grana deles, na atual situação. Logo decidimos transferir o exame ou para 17 de dezembro quando tem um exame marcado, ou para janeiro com data a marcar. O Sensei disse que não gostaria de fazer em dezembro, porque é bonenkai da academia central e, nas palavras dele, “está cheio de gente” … posso estar errado mas deve ter a ver com as políticas de lá. Essas novas possibilidades são melhores ou piores para o seu cronograma?

    Além disso conversei com o Aluísio no koshukai e ele não pretende fazer exame antes do segundo semestre do ano que vem.

    Falow!

  3. Ju disse:

    esperando resenha da maratona de filmes franceses!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s