David Slade: Hard Candy

Quase vejo o Colimério nesta...

Terrível ter de frustrar uma expectativa negativa logo em um dia em qual eu estava com vontade de apedrejar algum filmezinho pseudoalternativo americano. E olha que a perspectiva era boa, a começar pela tradução patética do título, que passou de Hard Candy para Menina Má.com, algo tão pouco imaginativo quanto torturar pessoas com óleo fervendo.

E o lance do filme é isso mesmo: tortura. Uma hora e meia e pouco de tortura. Hayley, se é que é este enfim o nome da criaturinha sádica, avacalha a existência de um fotógrafo trintão que a convida para sair em uma sala de bate-papo internético.

Filmado em dezoito dias, o filme ganha o espectador na velocidade dos eventos. Os diálogos são secos e rápidos, e os apelos de Jeff ganham, invariavelmente, uma réplica de Hayley, que vence pela escola clássica do Argumentista Ignorante.

Nada é o que parece, e mesmo fatos tomados como verdadeiros em certa altura do filme podem ser negados logo a seguir. O absurdo de certas passagens é atenuado pela agilidade do diretor, que mantém o suspense em alta, apesar da situação geral praticamente não mudar de aspecto.

O fotógrafo está de parabéns. A captação das imagens é limpa, sem aquele vício irritante de câmeras balouçantes que pulula entre os intelectualóides ianques. Os enquadramentos criam divisões de cores em cada cena, enriquecendo o panorama, e mantendo uma certa confusão direcionada.

Juntando todos os aspectos citados anteriormente, cria-se o ambiente perfeito para a talentosa Ellen Page mostrar o que é uma interpretação excelente. Ela faz parecer que qualquer outra atriz teria feito o pudim descambar todo para um pastiche Supercine.

Os créditos passam ao som da adequadíssima Elephant Woman, do Blonde Redhead, e penso, que, enfim, pode haver vida inteligente no cinema independente americano.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Cinema Gringo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s