Marguerite Yourcenar: A Obra em Negro

Poucos livros são tão facilmente definí­veis quanto A Obra em Negro, de Marguerite Yourcenar.  Nem mesmo consigo pensar em nada além de “tijolaço”. Não se trata de um volume fisicamente assustador; são apenas trezentas e poucas páginas e um rápido posfácio com notas da autora. O que assusta é a densidade, a mesma característica que encanta.

De outro modo não poderia ser: como descrever as aventuras de um personagem tão labiríntico como Zenôn, criatura ficcional que Yourcenar gesta a partir de partes de personagens reais, seres que ela tateou através de intensa pesquisa?

Para atravessar a selva fechada das primeiras quarenta páginas, foi necessária apenas uma curiosa audácia. Ainda que difíccil, o texto esbanja atrativos dramáticos e sedutoras tramas. A cadeia de personagens secundários constitui uma fonte de anedotas lí­ricas sobre o cotidiano medieval, e pode ser apreciada como uma crônica de costumes.

Certas passagens, é justo dizer, podem enfastiar o leitor, que precisará de alguma persistência. Neste ponto, é só relembrar da delí­cia de dez páginas atrás, o ânimo retorna, e a leitura flui.

Ainda no iní­cio da jornada, imaginei que o charme das frases e estruturas gramaticais se devesse apenas a caprichos reconstitutivos do tradutor, o poeta Ivan Junqueira, mas uma rápida olhadela em um exemplar da reconstituição romanceada da vida de Adriano, traduzida por outra pessoa, tirou-me a dúvida: o estilo de Yourcenar é peculiar e rico, e não se deve deixar de devorar cada palavra desta epopéia.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Marguerite Yourcenar: A Obra em Negro

  1. Pingback: Marguerite Yourcenar: Alexis « sinestesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s