Marguerite Yourcenar: Alexis

Alexis é um livro pequeno, cento e poucas páginas de texto menos pesado do que o que se apresenta em outros volumes de Marguerite Yourcenar, como Memórias de Adriano e A Obra em Negro. Aqui temos mais uma faceta da escritora, que nos presenteia com as reflexões interiores de um homem que renuncia a uma mulher, e o faz através de uma carta, que é o próprio texto que temos em mãos. A prosa de Yourcenar continua soberba aqui, assim como a tradução de Martha Calderaro, fiel escudeira em terras tupiniquins. Os eventos aparecem velados pela percepção pessoal, numa transcrição muito acurada da timidez do próprio narrador. Velada também é a causa de Alexis ter decidido se separar de Mônica, que nunca amara como deveria se esperar de um esposo, o que apenas amplia seu impacto como retrato da forma como o preconceito e as convenções sociais funcionavam na época retratada. Se a pequena extensão recomenda o volume para introduzir o leitor a Yourcenar, a atualidade do texto é que lhe granjeia meu respeito e minha recomendação.

Um trecho, retirado das páginas 54 e 55, serve como aperitivo:

(…) Uma vez que alguma coisa de tão grave se passara comigo, parecia-me, ingenuamente, que eu deveria estar mudado. O espelho, porém, não me enviou senão o reflexo do meu rosto de sempre, um rosto inquieto, angustiado e pensativo. Passei a mão pelas faces menos para apagar o vestígio de um contato do que para assegurar-me de que a imagem refletida era bem a minha. O que torna a volúpia tão terrível é talvez o fato de que ela nos ensine que temos um corpo. Antes, ele não nos servia senão para viver; a partir de um determinado momento, sentimos que esse corpo tem sua existência particular, seus sonhos, sua vontade, e que, até à nossa morte, teremos de levar em conta a sua presença, ceder, transigir, ou lutar. (…)

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

