Coletivo Inoperante

Florianópolis acordou hoje com mais uma greve de ônibus. O roteiro já é bem conhecido, típico de uma greve de patrões: os motoristas e cobradores param o serviço, a população sofre, a imprensa executa seu metiê burocrático e chapa-branca de sempre, e logo surge um acordo redentor onde o usuário se ferra em dois sentidos: a passagem aumenta de valor, ou a prefeitura assume pagar parte do pato, usando o dinheiro do contribuinte para manter a remuneração dos já bem abastados empresários.

Em paralelo, temos uma campanha publicitária do SETUF que me deixou confuso. É sério: “Quem conhece, se surpreende”? Se surpreende com o que? Com a frota detonada? Com os ônibus de janelas lacradas em quais não se liga mais o ar-condicionado? A grade de horários descoordenada? Os terminais com banheiros onde deveriam colocar placas de Risco Biológico?

E quem deve se surpreender? Nossos governantes, que não andam de ônibus, exceto em dia de inauguração? Nossos usuários de ônibus, das camadas baixas, é claro, pois ônibus é para pobre, seriam os pobres a se surpreender por não saberem o quão maravilhoso é o sistema de transporte coletivo que deveria servi-lo? O Políbio, de repente, com suas lamentáveis campanhas onde o usuário de ônibus é humilhado, tratado como um simplório idiota que não tem condições financeira de ter um carro?

A campanha do SETUF parece ter sido implementada por gente do Rio e que nunca esteve em Florianópolis, ou mesmo fora do percurso escritório-flat-xópis. Ela se alinha com uma forma totalmente equivocada de marketing aplicado à cidade. A linha de pensamento a que me refiro foi inaugurada pela Ângela, que nunca mais volte, e reza pela cartilha de trazer as pessoas para morarem em Florianópolis, e não para vivenciarem suas belezas durante períodos curtos, voltando depois a suas cidades de origem. Como as pessoas são incitadas a vir conhecer “a capital da melhor qualidade de vida”, incluindo agora seu fabuloso sistema de transporte coletivo, elas virão se instalar aqui, agravando os problemas de ocupação do solo e de trânsito, para citar apenas duas das encrencas críticas que nos assolam. Florianópolis merece políticas melhores.

::

Um texto bem legal sobre a campanha publicitária do SETUF foi escrito aqui.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Mau Humor e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Coletivo Inoperante

  1. Humberto disse:

    “É uma pouca vergonha, meu filho, eu sou cardíaca, epilética e hipertensa!” KKKKKKKKKKKKKKKKK, to rindo muito com essa!

    ah, o twingo, só vi anunciando em comercial da tv francesa (que é o que vejo aqui na África).

    se nao me engano, o básico é 6750 euros.

  2. Turnes disse:

    tá emprestado, vem pegar.

  3. Turnes disse:

    Emocionante foi a entrevista no jornal do almoço com uma senhora prejudicada pela greve: “É uma pouca vergonha, meu filho, eu sou cardíaca, epilética e hipertensa!”

  4. gilvas disse:

    eu tinha ouvido um papo deste twingo novo, de que tinha sido bloqueado pela diretoria da renault porque estava com preço semelhante ao do clio, e que deveria ser mais barato do que este. tu já viste algum rodando, ou é coisa de salão de automóvel ainda?

  5. Humberto disse:

    Hoje eu li que Floripa é a segunda cidade com maior número de carros por habitante do Brasil (Brasília em primeiro, SP em terceiro).

    Lá em sp teve uma campnha dessas de bus que eu ficava puta também. Era tipo um povo feliz nos cartazes, sorrindo ao andar de ônibus. E um slogan tipo “Onibus, é onde a gente econtra gente como a gente”.

    E para coroar, as fotos nos cartazes eram visivelmente tiradas de um banco de fotos gringo. Porque dava para ver pelos tipos físicos, roupas, pela cara mesmo, que não eram brasileiros. Tinha umas tiazinhas negras típicas americanas, com cara de que mora de harlem, sabe? Parecia uma cena de Professor Aloprado. kkkk.

    Ei, tem um escritório do Itamaraty em Floripa. Quem sabe não pego um posto por aí… Mas prometo ir com carro pequeno. Tipo o novo Twingo, não se se vc já viu. Lindo! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s