Apanhador Só

2010 vai de vento em popa, e, apesar de ainda ser Julho, aposto que nenhum disco de artista brasileiro vai me impressionar tanto quanto o auto-intitulado da banda gaúcha Apanhador Só. Descobri a bolacha em uma entrevista dada pela banda ao Scream & Yell, que só não está linkado aqui porque está fora do ar neste momento em que estou escrevendo.

O disco, como boa parte dos discos bons que ouvi, não desce de primeira. Pode ser (a) por causa do sotaque, pode ser (b) por alguns tiques indies aqui e acolá, pode ser (c) pela forte puxada losermanos. Passa logo, acredite, e você aprecia. Afinal, eles são (a) gaúchos, são (b) indies e (c) uma banda jovem neste país deve se orgulhar de ser influenciada por Los Hermanos.

As canções se alternam entre momentos empolgados, como Prédio, e baladas arrastadas, como O Porta-Retrato. Tudo, porém, mistura urgência com arranjos bem pensados.

O ponto alto, por enquanto e para mim, é Bem-Me-Leve. Numa encruzilhada perfeita entre Los Hermanos e Nenhum de Nós, uma pérola. A leveza da bicicleta conduz a voz trocada em gênero como na chico-buarquiana-sem-ser-chata A Outra a passear nos mesmos becos de uma subúrbia romântica como a retratada em Diga A Ela. Canção pop de contornos perfeitos, ela dura três minutos e pouco, como tem de ser.

As letras, quem diria, não são idiotas nem metidas. Coisa rara na produção musical brasileira, onde a pista do boliche é estreita e a bola acaba sendo correndo para uma das duas valas descritas na primeira frase deste parágrafo.

Nescafé é exemplar. Uma crônica onde Lloyd Cole se encontra com Vitor Ramil. “Desfaz a casa que casa com o meu botão” é uma das coisas mais inspiradoras que eu imagino ouvir neste ano. Porta-retrato é uma homenagem linda ao Ramil de Longes, uma balada pinguça que caberia na transcrição gauchesca para Amélia Pulona em suas aventuras maquiavélicas pelo Centro.

Estes são apenas algumas canções entre treze de um disco marcante, que você deve, agora mesmo, ir baixar no site deles. Para ser perfeito, eles poderiam tirar do corte final o trocadilho bobinho setentista de Origames Over. Mas aí não tinha para ninguém.

Eu ainda não comprei minha bolacha deles em formato físico. Se alguém estiver interessado, podemos fazer um pacote e rachar o correio; é só cornetear nos comentários.

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Apanhador Só

  1. Ana Corina disse:

    Oie, ouvi sem ter lido teu texto, e
    (a) gostei de cara
    (b) achei los hermanos total

    😉

    • gilvas disse:

      engraçado: eu levei um tempo para gostar, mas todo mundo para quem eu mostrei curtiu de cara. sinto-me um formador de opiniões. agora é só trazer os caras para tocarem na célula.

  2. mafra disse:

    seu gilvas,
    são duas as coisas a dizer:
    a primeira é que como já havia gostado de uma das canções do álbum, quando uma delas cruzou meu caminho, o estou baixando agora mesmo.

    a outra é que mesmo sendo difícil para mim admitir, confesso que já gostei, certa vez (em 95), do nenhum de nós – mais especificamente do disco acústico deles. seu texto me lembrou desta cançãozinha fofa chamada “diga a ela”. vou reouvir (pois nem sei se me lembro da faixa).

    abraço,
    mafra.

    • gilvas disse:

      porque diabos uma banda bem menor como o nenhum de nós teria uma pérola tão interessante? se bem que aquele acústico quase inteiro diz algo para mim. até hoje toco “diga a ela” no violão, tendo aprendido a tocá-la por conta de uma dor de cotovelo das mais intensas.

      o novo do vitor voltou à vitrola hoje. por ora, tenho achado por demais gauchesco. estou lutando para vencer a arrebentação, para ver se chego ao coração da obra. reparei que, para chegar no vitor, muitas vezes a gente tem de se tornar um pouco o vitor. talvez seja só isso.

  3. marcelo de almeida disse:

    Pois entao!! Achei que ia rolar o novo do “Vitor Ramil” que por sinal esta muito estranho, gostei mais do “DVD” que veio junto .To esperando um rascunho seu!!Quanto “Apanhador So”E muito bom !! To dentro desse pacote .Abraços!

Deixe um comentário

