Planeta Terra 2011: Goldfrapp

Se houve uma apresentação realmente profissional no Festival Planeta Terra, foi a do Goldfrapp. A banda entrou no palco e descascou Crystalline Green, uma canção de audição relativamente difícil,montada em um ritmo tenso e travado, com sintetizadores retrô-futuristas, e, diabos, funcionou perfeitamente.

Mesmo emendando para You Never Know, faixa ainda mais quebradona, Allison dominou a pequena platéia com sua presença poderosa e sua voz perfeita. A banda, compacta, é afiada, mostra que ensaiou cuidadosamente todas as passagens. Ainda que a música seja ostensivamente eletrônica, a performance da banda é orgânica, passando ao público uma sensação de concerto de rock, e não de um Live PA, como ocorre com muitas bandas de som eletrônico.

Allison estava metida em um modelito curioso, que me lembrou imediatamente o mascote de uma antiga propaganda de pastilhas para garganta. Com o auxílio de dois poderosos ventiladores, a roupa esvoaçava, assim como o cabelo de diva electro, ampliando o poder da interpretação da loira.

Os vocais de Allison são, pelo que percebi e na maior parte do tempo, fortemente tratados com efeitos. Não posso negar meu desapontamento ao ver que não havia o segundo microfone presente na turnê Wonderful Electric, o que significava que nenhum vocalise iria rolar. Em outras palavras, nada de Pilots, Utopia ou Lovely Head, clássicos do disco de estréia, difíceis de reproduzir, inclusive, com uma banda tão reduzida.

Angie Pollock, a menina dos teclados, ajuda horrores nos vocais. Aliás, ela apóia Allison em quase todas as canções. Em You Never Know, por exemplo, há a intercalação dos dois vocais, e ambos são vocais “principais”. A cozinha segura legal, sem maiores destaques, exceto a curiosidade de ser uma garota a manejar as baquetas.

Em certos momentos da apresentação há dois keytars no palco, o que não deixa nenhuma dúvida de que os anos oitenta continuam vivendo na alma do Goldfrapp. Davide Rossi é quem mais pilota o curioso instrumento, além de guitarra, teclados e violino elétrico. E um par de tênis que me lembra que o Le Cheval voltou à moda, com línguas ainda maiores. Agh.

O ponto é que a banda trabalha forte para se manter, aparentemente, em um mercado rentável onde Lady Gaga manda atualmente, e que seria o mesmo mercado em qual circula Madonna. O último disco aponta para isto, e suas canções, tocadas no show, como Rocket, ganharam aplausos insistentes e gritos de alguém a oeste da minha pessoa que repetia “Beautiful”; fiquei sem saber se era um elogio a Allison, ou se o cara queria ouvir a canção do Goldfrapp nomeada Beautiful.

O show ia chegando ao final, e diversos foram haviam sido disparados, entre os quais um dos meus prediletos da fase electro, Ride a White Horse. Apenas uma canção do Seventh Tree, Happiness, foi tocada, e muitas pessoas pularam, imitando o rapaz feliz (?) do clipe homônimo. Entretanto, a hora final ia chegando, e nada de Strict Machine, a homenagem do Goldfrapp a Donna Summers. Entretanto, eles sabem o trunfo que possuem, e fechada com uma versão levemente modificada de Strict Machine. Sem os lobos e as mocinhas vestidas de Chapeuzinho Vermelho do vídeo, mas ainda assim poderosa.

Particularmente, eu achei que o Goldfrapp deveria ter tocado no Main Stage. Só não diria para trocar de lugar com o White Lies porque eles tocaram muito cedo, e a claridade prejudicaria o Goldfrapp tanto quanto prejudicou a banda de Harry McVeigh.

Um detalhe: Depois do show, eu vi os membros da banda circulando pelo parque, com exceção de Allison. Tiraram foto com fãs, pareciam genuinamente simpáticos.

***

A imagem eu emprestei do site do Planeta Terra.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Planeta Terra 2011: Goldfrapp

  1. Tieli disse:

    E eu não fui…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s