Política e Seriedade

Corro o risco de virar alvo de chacota, mas digo que política deveria ser algo sério. Tanto que não acompanhei, nem acompanharei, nenhum episódio do horário eleitoral gratuito. Para não passar raiva.

Seriedade na política, para mim, implica no TSE impedir que candidatos se inscrevam no pleito com seus apelidos. Chega de aturar idiotas macaqueando piadinhas de circo em horário nobre. A classe média se diverte, claro, comenta no trabalho, repassa mensagens com fotos e vídeos dos seus bobos prediletos. Que voltem a comentar as bobagens do Fantástico e do Faustão; o horário político deve ser ocupado por pessoas sérias que se apresentem com seus nomes de verdade, aqueles com que eles foram registrados no cartório.

Suponhamos que eu vá a alguma repartição pública renovar ou solicitar algum documento. Eu chego lá, e digo para o zebedeu de plantão “Quero renovar o tal documento”, e ele pergunta “Qual o seu nome?”. Aí eu respondo “Pastor Malaquinhas da Quitanda”, e espero. Espero, neste caso específico, ser removido por seguranças daquele ambiente, e arremessado no meio da rua.

Desta forma, se como cidadão eu preciso apresentar meu nome verdadeiro, porque diabos meu representante no legislativo pode se dar ao luxo de estampar um apelido idiota na tela da televisão, e, mais tarde, na telinha da urna eletrônica? Ainda que o sujeito possa ser criativo, trataria-se apenas de uma disgressão ao sistema, e não algo que o sistema considera normal.

Outro ponto a resolver, na mesma esfera, são as frases de efeito. Tem vereador de Florianópolis que usa uma certa frase de efeito, que rima como seu nome (ou apelido, eu nunca sei), e que entra na câmara há diversos pleitos. E apronta das suas, o que deveria ser bem óbvio; seriedade não rima com apelido, não é embalada por papel de slogan. Gente séria se candidata com seu nome e com um programa, e não com apelidos e frases de efeito.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Mau Humor e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Política e Seriedade

  1. lourival disse:

    A politica é um mundo sem etica

  2. lourival disse:

    Ê um meio de furtar com palavras doce enganando quem ainda tem esperança numa politica sem roubo,.

  3. Thiago disse:

    Bixo , não tem outra alternativa: só matando mesmo!!

  4. marisa disse:

    se vereança(será que tá certo ?) fosse trabalho voluntário,não sobrava um…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s