As Razões Erradas

Imagem

Lembro de uma eleição em que a disputa principal era entre Luis Inácio da Silva e José Serra. A memória falha, pode ter sido mais de uma eleição, ou até mesmo a disputa seguinte, contra Dilma Roussef. O fato é que Serra, salvo raros momentos durante a corrida presidencial, não tinha a menor chance. O povo brasileiro daria, e deu, a presidência ao oponente de Serra. Pelas razões erradas.

Serra poderia ser várias coisas ruins e boas, as quais não cabe enumerar aqui, assim como os seus respectivos oponentes petistas, e também não pretendo enumerar razões reais para votar, ou não, em um ou em outro. Serra não perdeu por ser um mau candidato, mas simplesmente porque é um sujeito carrancudo, de olheiras profundas e sorriso esquisito.

Como derrotar Lula, sujeito extremamente carismático, capaz de extrair abraços até de arenistas empedernidos, tendo a aparência e os trejeitos de um personagem de folhetim de terror novecentista? Dilma foi um tanto no embalo de Lula, e venceu Serra, clone do vampiro brasileiro de Chico Anysio, mas teria passado dificuldades intensas para fazer frente ao boa-pinta, “moço para casar”, Aécio Neves.

Florianópolis, no pleito atual, passa por situação semelhante. A eleição será decidida antes pelas percepções estéticas do que pela leitura dos planos de governo.

Por ordem alfabética, o primeiro candidato, se perder, vai perder porque é antipático. Proveniente da classe acadêmica, ciente de seu fardo de classe-média e sem grandes esforços para disfarçá-lo, este candidato não convence o populacho quando beija criancinhas em público.

O segundo candidato, se vencer, será pela carinha de bonzinho, de rapaz educado, que cresceu no Parque São Jorge e estudou em colégio particular, mas que, ao mesmo tempo, acompanhou papai em suas jornadas radiofônicas junto ao povão. Tem o sorriso certo e uma simpatia convincente.

O terceiro candidato poderia até ser um bom prefeito, embora eu conheça apenas seus mandatos anteriores por uma audiência envolvendo proteção animal, na qual ele foi favorável à chipagem dos animais na cidade, e os outdoors anuais na Via Expressa expressando seu apreço pelos professores. Se perder, vai ser por causa da voz fina, e não por causa do encosto que o acompanha e apadrinha.

Ainda não vi as pesquisas, então não tenho idéia de quem será o vencedor. Já sei do meu voto também, e sei que ele, estatisticamente, nada significa. Só tenho certeza de uma coisa: vencedores ou perdedores o serão pelas razões erradas.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Filosofia de Boteco e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para As Razões Erradas

  1. DAV disse:

    Grande Gilvas!

    Sempre que temos eleições no País tenho a triste convicção de que nosso povo trata o pleito da mesma forma que um campeonato de futebol.
    Ninguém quer “perder” a eleição, todos votam no candidato que está na ponta.
    Por muitos anos escuto a velha frase: “Ele é bom, eu até ia votar nele mas não vai ganhar, então não adianta…….”
    Até acho que o Brasileiro devia sim misturar futebol e política, mas de uma forma contrária: Já pensou se o povo exigisse dos governantes a mesma perfeição, a mesma genialidade que cobram dos jogadores? Gostaria de ver eleitores derrubarem políticos assim como fazem com técnicos de futebol

    • gilvas disse:

      dia desses vi um candidato a vereador por floripa abraçado com o romário num cartaz. tristeza é pouco para descrever. jogador é meio parecido com político, tanto que alguns se aposentam para ingressar nas câmaras brasil afora.

  2. mafra disse:

    não é primeira vez que acontece: postamos sobre o mesmo assunto, quase ao mesmo tempo, com argumentos, vieses e resultados distintos. sendo que estes últimos sempre o favorecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s