As canções que Sade Adu não escreveu

Sade Adu ainda é minha escolha predileta quando se trata de canções de alcova. Provavelmente há quem imite o estilo de Sade, e grave discos inteiros, mas estes clones não me interessam. Muito mais curiosidade me inspiram canções que parecem ter saído da produção de Sade, mas não foram escritas pela banda.

Tive esta sensação anos atrás ao ouvir algum coletânea tipo Cafe Del Mar. A banda se chama Bent, e é dada a experimentações rítmicas, algo na mesma linha de Fila Brazilia ou My Computer, ou assemelhados. O disco Programmed to Love soa assim, pelo menos, e não tenho certeza se eles mantiveram o estilo em outros discos. Apesar do título, os estilos oscilam dentro do disco, e é curioso encontrar a sinuosidade sedutora de Swollen ali. A batida é futurista, assim os metais em espiral na introdução, os pianos preguiçosos, os teclados estáticos, e aquela voz, dobrada nos refrões, que inspira sacanagem.

Lunascape é uma banda que fica a meio caminho entre Delerium e Hooverphonic. Do segundo se espera uma certa sensualidade classuda, e do primeiro aloprações nova-era não necessariamente de bom gosto, derivações, por vezes épicas, do que os picaretas do Enigma faziam no começo dos anos noventa . Desta forma, é uma surpresa quando Mourning Star estufa os alto-falantes com seus nheco-nhecos de guitarra, seu baixo malandro e os vocais safados de  Kyoko Baertsoen, os pensamentos vão todos para a horizontal.

Já que falamos de Hooverphonic, como deixar de fora One, do disco Presents Jackie Cane? A letra se encaixa dentro da narrativa do disco, que é conceitual e fala de duas irmãs cuja relação se degrada por conta do sucesso na ribalta. Todavia, o vocal de Geike Arnaert é pura safadeza embalada em arranjos luxuriosos.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s