As contas do Leão

smartlion

Nesta época do ano, o indivíduo economicamente ativo é convocado a prestar contas ao Leão. Finda a declaração do imposto de renda, plena de preenchimentos cabulosos, o veredito: pagar ou restituir imposto?

Brasileiro que é brasileiro quer restituição. É aquele dinheirinho inesperado, que, dependendo, pode dar para finalmente consertar a viatura ou, pelo menos, para pagar uma rodada de Skol litraço para os camaradas na bodega do Capenga. É alegria, independente do valor em sim, alegria!

Entretanto, alegria é algo de que deve-se sempre desconfiar. Almoço grátis nunca houve, e abundam os leões encasacados em inocentes ovelhinhas. Explico.

Há restituição quando o Leão mordeu mais do que devia. O que se justifica porque a contabilidade é uma ciência inexata embora construída, aparentemente, de números e operações matemáticas, então as contas geralmente precisam de ajustes. Quando há cobrança de imposto, quer dizer que o Leão errou a mordida para menos.

Do ponto de vista do investimento, receber restituição é ruim. O governo cobrou mais imposto do que devia, e reteve o teu capital até o fim do exercício fiscal. Seria melhor, para o contribuinte, se o Leão mordesse menos. Neste caso, o dinheiro estaria nas mãos do contribuinte até o final do exercício, e poderia ser investido. Dependendo das taxas de correção utilizadas pelo Leão, poderia ser um bom negócio.

Agora, cá entre nós e contabilidade à parte, bom mesmo seria se cobrassem o imposto na medida certa, e se houvesse transparência na utilização dos nababescos recursos que nós, assalariados, deixamos todo mês ao frigir dos holerites.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Filosofia de Boteco e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para As contas do Leão

  1. marcelo disse:

    ladroes!! Filhos da puta!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s