Saul Bellow: O Planeta do Sr. Sammler

Sammler

Artur Sammler é um velho judeu, do tipo que remói suas memórias em dias que não tem certeza de que gostaria de viver. Dá para pensar neste personagem de Saul Bellow como uma mescla levemente acinzentada do narrador da trilogia dos heróis americanos de Philip Roth com qualquer um dos seus arquétipos heróicos. Explico.

Sammler foi um jornalista. Minto. Sammler é um jornalista, ou não estaria encrencado com o negro dedos-leves que assola os ônibus de Nova iorque. Como Zuckerman. Sammler pode ser considerado um herói, seja por sua sobrevivência à vala comum, seja pela forma como seus conhecidos o vêem. Simples assim.

Este volume poderia ser vertido facilmente para o cinema. Satisfaria, com certeza, aos malas que ensejam películas que sejam fiéis aos livros, como se isto fosse sinal de valor do cinema executado. Não se trata de um elogio, em suma. É uma constatação. Bellow sabe estruturar sua narrativa de forma exemplar. Vai colocando suas peças no texto aos poucos, constrói a cinética das cenas, e as amarra em um nó final apoteótico.

Pelo caminho, Bellow vai deixando marcos do pensamento de Sammler, tornado real, sólido e rabugentamente verossímil. As existências absurdas em torno dele coadunam com a sua própria. Suas críticas se rebatem no espaço das suas próprias falhas, no fracasso de exibir a grandiosidade que todos exigem dele.

Sammler fala de tudo e de todos. Só não sabe se é feliz. Nem mesmo sabe se isto é possível em seu tempo.

Um trecho, da página 110, da edição dos Grandes Sucessos da Editora Abril:

(…)
“Você diz ‘Eu sou um maníaco’, ou ainda ‘Eu sou um depressivo reativo’. Pode dizer também a respeito de um problema social ‘Isso é colonialismo’. Aí, então, o mais estúpido cérebro parece transformar-se numa brasa, cujas fagulhas acabam por deixar você louco da vida. É maravilhoso. O sujeito pensa que se tornou um homem novo”.
(…)

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Saul Bellow: O Planeta do Sr. Sammler

  1. marcelo de almeida disse:

    Livro facil de achar em sebo a R$5,00 !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s