Enrique Vila-Matas: Suicídios Exemplares

suicidios_gEnrique Vila-Matas já havia agitado o círculo literário desta região do Itacorubi quando eu pus meus olhos sobre Bartleby e Companhia, manifesto contundente e lírico sobre os escritores do não. Após lidar com escritores, reais e imaginários, que decidem desistir da escrita, Vila-Matas se presta agora a tratar de toda uma tropa de suicidas.

Eles são homens, eles são mulheres, eles são protagonistas, eles são coadjuvantes de luxo, eles falam em primeira pessoa, eles são narrados por voz onisciente, eles se prestam a baixezas, eles são orgulhosos e altaneiros, eles são múltiplos, e até o sobrenatural, talvez metaforicamente, ajuda a motivar um desses que são tudo, menos desistentes.

A escrita de Vila-Matas não economiza em cuidado e erudição. O texto é denso, mas não está atravancado de simbolismos obscuros ou imagens ambíguas. Escritor experiente, ele extrai sua personalíssima literatura de uma multidão de vozes que o inspiram. Se Borges era o fantasma a assombrar Bartleby, em Suicídios é Poe quem se põe a matraquear à distância.

A proximidade do espanhol torna a leitura em português uma experiência onde pouco se percebe o transladar de idioma. Ainda assim, há metáforas e jogos de palavras, uns poucos, que se perdem, despencando até os rodapés. A experiência em Vila-Matas, apesar disso, é única e marcante.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Enrique Vila-Matas: Suicídios Exemplares

  1. Pingback: Enrique Vila-Matas: O Mal de Montano | sinestesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s