Paul Theroux: Kowloon Tong

kowloon tong

As duzentas e trinta e oito páginas de Kowloon Tong, romance de Paul Theroux, encerram uma trama poderosa de poucos elementos. A família Bunt, composta por Neville, sua mãe Betty e seu pai, morto, George, é o microcosmo de onde Theroux olha para a Hong Kong durante a Devolução para a Inglaterra.

Neville, quase sempre referido como “Bunt”, vive em uma bolha onde a Inglaterra ainda é um império, operando a fábrica herdada de seu pai com o sócio deste, Sr. Chuck. A fábrica, Imperial Stitching, é um dinossauro obsoleto para os padrões da década de noventa, mas Bunt nada sabe disso. Vive em uma relação de xifópago com sua mãe dominadora, mantendo sexo casual com prostitutas e suas funcionárias, e tomando cerveja inglesa num clube inglês.

O mundo de Bunt desaba junto com a morte do Sr. Chuck, que deixa tudo para o primeiro. Novos personagens, como o assustador Sr. Hung e a submissa Mei Ping, completam o quadro da trama. Theroux exibe habilidade ímpar ao projetar, a partir desta maquete, uma tela que mostra os detalhes sórdidos do acontecimento maior, a saber, a Devolução.

A narrativa é repleta de tensão, que assola o desavisado Bunt em ondas. Despreparado para sobreviver em um mundo que se desfaz em convulsões, Bunt se agarra a instituições mortas há mais de um século, intencionalmente inconsciente de que seus pares já se prepararam, e voam livres munidos de passaportes exóticos de países africanos ou austríacos, desfrutando de contas numeradas em paraísos fiscais.

De onde falo, faltam vinte páginas para o previsível amargo fim. Quase guardo estas parcas páginas para desfrute homeopático.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s