Hanif Kureishi: Tenho Algo a Te Dizer

algoadizer

Tenho Algo a Te Dizer é um romance de Hanif Kureishi, que conheci através de outro livro, O Buda do Subúrbio. Que virou um filme estrelado por Keanu Reeves, se não tive algum surto de lembranças falsas em algum momento do meu passado. Tenho Algo a Te Dizer, inclusive, poderia virar um filme. Se é que já não virou, e está esperando para ser descoberto por uma simples busca internáutica que, lamento, não estou com vontade de fazer.

O atual romance guarda algumas semelhanças com O Buda do Subúrbio. É ambientado numa Londres multicultural, é protagonizado por um sujeito com pai oriental e mãe ocidental (ou vice-versa, eu tenho problemas com memórias, como o parágrafo anterior deixa claro), o protagonista é ligado ao universo de alguma terapia, e, em algum momento, uma mulher perde um seio para o câncer.

A proposta de Kureishi perde força por conta desses cacoetes estéticos? Provavelmente não. Ele entrega o que se espera dele: prosa fluida, diálogos cortantes, surpresas impactantes, humor inteligente, sexo na medida da vida real, referências pop e pessoas que fluem através das barreiras sociais ainda que não possam ficar para dormir. Kureishi habita um local estético onde poderíamos encaixar, com alguns ajustes, autores como Salman Rushdie e Nick Hornby, e, talvez, Michel Houllebecq, para não ficar preso aos que moram na Inglaterra.

Se o livro tem algo a dizer, talvez seja uma mensagem de que a vida é meio absurda, que estamos velhos e obsoletos, e que não muitos lugares para onde ir. Então a gente abraça as pessoas, tenta fazer o melhor que pode com o que nos foi entregue ao virmos ao mundo, e senta num divã freudiano de tempos em tempos para revirar a mistura toda.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s