Ken Follett: Whiteout

Whiteout

Vinte anos se vão desde que eu havia lido meu último Ken Follett, uma aventura em meio ao Afeganistão onde se jogavam as derradeiras partidas da primeira guerra fria. Outra chance me ocorreu quando um exemplar de Whiteout veio parar, de graça, em minhas mãos, o que veio a calhar no sentido de melhorar meu recalcitrante conhecimento do idioma falado no Reino Unido.

Follett, observo já nas primeiras páginas, não mudou sua abordagem. Ele baseia seus romances com personagens bem demarcadas, descritas de forma direta e nada poética, e tramas eletrizantes; confesso que é bem difícil largar este livro, por exemplo, por mais que ele contenha pouco de literatura em si. Follett, ou seu editor, sabe o que vende bem: ação e sexo. E carros caros. A receita leva ainda elementos shakespearianos, como filhos pródigos e amores mal resolvidos, que redundam em querelas e discussões, as quais são, por fim, o motor da trama.

O autor segue as tendências cuidadosamente. Sua protagonista Toni Gallo é uma mulher forte, domina a todos mesmo que sua condição de gênero a force a lutar mais do que teria de lutar um homem na mesma situação. E é voluptuosa, claro. Quase todas a mulheres são casadas com maridos inúteis que, em algum momento, demonstram uma dose convincente de coragem, justificando a manutenção dos relacionamentos. Os bandidos, claro, são inescrupulosos e malvados. Follett aqui evita cutucar vespeiros, e deixa os mandantes, do crime relatado, a uma distância segura.

Whiteout é um livro de puro entretenimento. É simples e empolgante o suficiente para meu nível de inglês, e eu definitivamente não o leria se tivesse um Neil Gaiman ou um Graham Greene por perto. A diversão, entretanto, está lá.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s