Fonte para gatos

Quenching Thirst

Eu e minha esposa buscamos, por alguns meses, uma fonte d’água corrente para nossos felinos. Atualmente eles tomam água de tigelas de cerâmica que eu comprei na Liberdade. A água se mantém mais fresca do que se acondicionada em uma tigela plástica, e a tigela é belíssima, estampada com um peixe estilizado em seu interior.

Todavia, sempre é possível evoluir a situação dos bichanos, e então começou a busca de que falei no primeiro parágrafo. A ideia inicial era adquirirmos uma fonte com água corrente, impulsionada por uma pequena bomba elétrica, a partir de e volta a um recipiente cerâmico. Uma busca pelas lojas da região, entretanto, nos mostrou que este ideal era inviável, a menos que colocássemos mãos à obra, e montássemos uma tigela com uma bomba, à moda das tigelas que se aplicam em miniaturas caseiras de jardim japonês. Desistimos desta abordagem porque (a) nos falta a habilidade e a paciência para fazer o trabalho em questão e (b) seria mais difícil manter a água limpa, pois se demanda superfícies lisas, de fácil limpeza, e filtro para a água em circulação.

Cedemos às fontes comerciais. Buscávamos uma fonte que fornecesse um bico de água similar ao de uma torneira, pois nossos gatos gostam de brincar nas pias dos banheiros ou no tanque da área de serviço. Minha predileta era esta fonte da Drinkwell, que não encontrei à venda no mercado brasileiro. Tive preguiça de comprar diretamente dos EUA, então deixei o destino seguir em diante, e acabamos encontrando, em uma veterinária, uma fonte que nos apeteceu, o modelo Raindrop, da Pioneer Pet.

O equipamento é simples de montar, sendo necessária alguma atenção ao encaixe do motor na parte superior da fonte. Tome cuidado com a alimentação: a bomba é alimentada por 120 VCA, ou seja, você vai precisar de um transformador 220/110 caso more em Santa Catarina, por exemplo. Esta informação não consta de nenhum local na caixa ou nos papéis que vêm com ela, e também não fomos alertados pelo pessoal na agropecuária.

Outro ponto a resolver é a reposição dos filtros da fonte. O fabricante sugere a troca de três em três semanas, mas a agropecuária não tinha o filtro de reposição por ocasião da compra da fonte.

Um detalhe curioso é que há um aviso na caixa dizendo que o equipamento é “not intended for children“, mas a estampa externa mostra duas crianças brincando; vá entender. É como aquelas propagandas de baterias para carros que são ilustradas por mulheres bonitas em trajes sumários.

A fonte foi ligada, depois de alguns ajustes, e o que acontece? Nossos gatos ficam assustados com o barulho do motor, que é bem chato, por sinal. Creio que todos os modelos de fontes utilizam estes motores, então não imagino que este modelo seja pior do que os de outras marcas. Um dos gatos, mais ousado, encarou o barulho, e bebe água na cascatinha da fonte, e os outros vão acabar se acostumando.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Bichos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s