Jack London: Martin Eden

eden

Minha empolgação com Martin Eden arrefeceu logo após o texto de introdução, que explica este romance ser autobiográfico, falando dos tempos difíceis pelos quais Jack London passou até tornar-se um grande escritor. Na verdade, o romance cobre parte da vida de London, e utiliza algumas liberdades poéticas para garantir um fim contundente ainda que metafórico.

London, como eu já previa, sofre do mal de auto condescendência, tal e qual seu contemporâneo H.G. Wells com seu Ann Veronica. Ponto focal do romance, o protagonista Eden/London é pintado em cores fortes, um indivíduo que se diferencia de toda uma massa de medíocres, e se coloca ombro a ombro com os raríssimos luminares que a sociedade lhe apresenta. Nestes, entretanto, sempre há algum indício de nódoa a conspurcar os atos e as palavras. Confessarei que isto, embora possa ter sido verdade, me chateou à socapa.

O romance foi lido até o final, e, em nova similaridade com o volume de Wells, valeu pela noção que passa sobre as teorias políticas, psicológicas e científicas vigentes no começo do século XX. Estes tópicos surgem no texto envoltos em diálogos e outros recursos divertidos, e o leitor pode situar-se como que dentro de um bem urdido mapa das tendências que dominavam aquele que seria o início de uma era turbulenta e agitada.

Outro problema do livro nem se deve a London, mas à editora brasileira. Erros de digitação pipocam em várias páginas, e há páginas que trazem mais de dois erros grosseiros, como troca de letras ou mesmo de uma palavra inteira. Tais deficiências causam um desconforto mais do que sensível na leitura, e só não me dispus a anotar todos porque minha edição deve ter mais de trinta anos.

Martin Eden fica devendo muito às narrativas vívidas com que London costuma nos brindar; evite, a menos que esteja curioso sobre a vida pessoal do escritor.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s