Como não exorcizar Donald Trump

trumplooking

Michael Sandel, em seu soberbo Justiça, fala sobre quando algo certo ocorre pelas razões erradas. Eu já comentei no passado que José Serra, por exemplo, não ganhou nenhum pleito presidencial pelas razões erradas. Ele deveria perder por ser um crápula incompetente e aliado de uma corja de aproveitadores, mas ele efetivamente perde porque é feio e não tem nenhum carisma.

Neste ano, temos outro crápula concorrendo a um pleito presidencial nos EUA, um cara chamado Donald Trump. Muitos pensam que Trump é um grande empreendedor, mas é sabido que a herança nababesca que ele herdou de seu pai teria rendido mais se tivesse ficado em um fundo de investimento do que sob a gestão de um idiota como o pequeno Trump. Os republicanos devem ter conhecido o sentido efetivo da palavra desespero quando as prévias do partido foram convergindo para colocar um falastrão inútil como a avassaladora opção para a candidatura presidencial. Que os democratas tenham escolhido uma candidata situacionista, como Hillary Clinton, em lugar de alguém que corresponde bem mais aos princípios declarados do partido, Bernie Sanders, explica mais sobre a descrença representativa nos EUA do que sobre a eventual qualidade dos partidos.

Agora temos o novo factoide da campanha: um vídeo em que Trump fala as escrotices que tanta gente escrota fala sobre mulheres quando está junto com outras pessoas escrotas. Pegou mal, pegou muito mal. Mas, convenhamos, este é realmente a pior faceta de Trump? Ser um machista nojento é tão pior do que ser um racista nojento ou simplesmente um péssimo administrador? A história, é bem provável, registrará nos anos por vir este vídeo como a causa da derrota de Trump nas urnas e será um fato. O mundo respira alivia, as coisas seguem como estão, não fazem muro junto ao Rio Grande e ninguém vai deixar de dormir por saber que, mais uma vez, a coisa certa aconteceu pelos motivos errados.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Filosofia de Boteco e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Como não exorcizar Donald Trump

  1. Alex disse:

    Não faltam imagens. Só acho chato ficar clicando em “continue lendo”, ou apenas o link do título e depois voltar para a página principal para ler outros posts.

  2. Alex disse:

    Gostava mais de ler seus posts no outro formato de texto corrido e não nesse de links.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s