Florival Cáceres: História do Brasil

florivalbrasil

A História do Brasil de Florival Cáceres está longe de ser uma obra-prima. É um livro didático para segundo grau, embalado em uma capa medonha. O texto é confuso em várias partes, aparentemente por efeito de cortes para caber no número disponível de páginas. O livro é velho, só chega às vésperas da posse do Itamar Franco. Ou seja, nem se fala da ressurreição do fusquinha, este que seria apenas mais um episódio em uma série de humor pastelão de péssimo gosto.

Por que ler um livro assim então? Ele me surgiu nas mãos por conta do descarte de livros que minha namorada estava fazendo algumas semanas atrás. Pensei no momento que poderia ser bom revisitar a bibliografia do segundo grau e repassar uma linha do tempo bem rápida da nossa história, o que pode ser útil para identificar épocas que vale a pena estudar melhor em seguida.

Fechei a última página achando bem mais sentido na balbúrdia atual. Aliás, não consigo imaginar um cenário mais realista baseado no passado de falcatrua e opressão que o Brasil. 2017 é a consequência óbvia de anos de pilhagem e exploração por oligarquias e monarquias, exércitos e políticos, empresários e bispos. A redação é bem direta e a longa linha do tempo se ocupa de tornar claro que desvios episódicos muitas vezes mascaram. Presente perfeito para aquele seu colega coxinha, para aquele seu vizinho almeidinha ou ainda mais efetivo quando aplicado àquele parente bolsonete. Quer saber a melhor de todas? Nem precisa comprar para dar de presente, pode catar em algum terminal de integração da cidade de Florianópolis em meio à pilha de apostilas para concurso público e papelada para cursinho.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Mau Humor e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Florival Cáceres: História do Brasil

  1. mafra disse:

    sugiro a leitura dos três tomos da bio que o lira neto fez do getúlio… mas fiquei com vontade de pegar um livrinho desses também…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s