Rubel: Pearl

Tenho ouvido Rubel há alguns meses, talvez mais de um ano. Continua encantador. Folk brasileiro, instrumentos acústicos, muito violão, escaleta, acordeão e outros instrumentos sutis e inusitados. As faixas deste Pearl são oito. A canção de trabalho é Quando Bate Aquela Saudade, onde Rubel fala de, ora, amor. Amor por uma mulher, derramado, “quero te ver de branco, quero te ver no altar”, antiquado e cheio de reviravoltas. O tema é batido, mas a abordagem sonhadora o renova, revelando um frescor que nem milhões de sofrências ou pagodes açucarados poderiam soterrar.

Entretanto, foi em Mascarados que ele me pegou e continua me pegando. Mascarados é um parábola sobre uma moça que acha uma máscara na rua e passa a usá-la constantemente. A canção segue a moça pelas ruas, enquanto ela percebe que mais pessoas acharam máscaras e que as usam também. A epifania a consome e daí só você ouvindo para entender o que se passa com ela a seguir.

Ben é outra pérola linda. Fala de um garoto, uma criança que logo vai, “porque os dentes caem e as pernas crescem demais”. Ele pede que o menino não o esqueça, emite admoestações diversas, numa atmosfera de aconselhamento carinhoso, coisa de pai ou mãe que percebe que a cria precisa seguir adiante e conquistar o mundo, a sensação de que o tempo passa rápido. “Só não esquece que eu sou parceiro e sem mais”. Muita lindeza.

Rubel persegue a sutileza em mais cinco faixas que eu não vou descrever aqui, mas que garanto serem cheias de poesia bonita e despretensiosa, indo de Hemingway ao cotidiano simples onde se encontra a verdadeira felicidade.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s