O Carma é Forte

tonyramos

Durante a semana que passou a sociedade brasileira foi informada pela polícia federal de que há irregularidades preocupantes na indústria da carne. Reações diversas e geralmente disparatadas foram disparadas. O povão alienado tenta se alinhar com o ídolo Tony Ramos, os memes jorram das mentes que cismam em transformar tudo que aqui ocorre em piada (eu ri, confesso), os conservadores denunciaram a até então idolatrada PF como inimiga do desempenho econômico do país, houve até vegetariano se vangloriando.

A manhã de domingo, espero, possa acalmar os ânimos e permitir análises mais profundas. A começar por um experimento científico que proponho. É simples e envolve desligar o refrigerador, deixando sua porta aberta. Peço que sejam anotados os fatos conforme forem ocorrendo, com foco no tipo de criatura decompositora que cada alimento atrai. Não faço este experimento na minha casa porque minha geladeira não contém grande parte do que as pessoas tradicionalmente consideram como essencial à alimentação do ser humano. Trocando em miúdos, minha geladeira não contém produtos de origem animal.

Eu já fiz, involuntariamente, um experimento similar. Encontrei um pote de proteína de marombeiro no descarte e o peguei para reaproveitar. Ao observar que ainda havia algum resíduo de proteína hidrolisada no fundo do pote, coloquei-o na minha composteira. Dias depois, ao analisar o biofertilizante que se acumula no depósito inferior e que deveria ser praticamente inodoro em condições corretas de funcionamento, reparei que fedia de forma acentuada. “Ovos”, pensei imediatamente e silenciosamente amaldiçoei minha burrice. Como a composteira tem vários níveis, leva meses para excluir todo o material derivado de animais e ainda há resíduos de cheiro podre no biofertilizante.

Derivados de animais, não é mistério, apodrecem rápido e chamam decompositores casca-grossa, bichos de diversos tamanhos que não estão para brincadeira e que não vão deixar competidores levarem seu butim sem uma boa briga. A indústria sabe disso e a indústria também sabe que precisa de lucros para sobreviver. Considerando que uma parte dos empresários sejam crápulas, é provável que desejem lucros rápidos. Isto significa, para o produto que se consome, insumos baratos, alimentação intensiva, espaços de criação com baixa higiene, propinas para fiscais e legisladores, hormônios e antibióticos, maus tratos e tudo mais que qualquer pessoa pode comprovar com uma simples busca no Google. Basta querer tirar a cortina de ignorância da frente dos olhos.

Reforço: não vou, como vegetariano, tirar sarro de quem come carne ou derivados. Coloco-me à disposição de quem estiver interessado em parar de comer carne, mas não pretendo fazer apologia. Considerando a incidência elevada de câncer entre consumidores de carne vermelha, eu poderia muito bem colocar um estande na frente do CEPON, mas deixemos isso para as testemunhas de Jeová.

Há quem diga que é um duro golpe no agronegócio. A operação Lava-Jato causou um duro golpe na economia brasileira ao bloquear as operações das grandes empreiteiras. Talvez as punições pudessem ter sido conduzidas de forma a evitar impactos na economia, mas eu tenho minhas dúvidas de que isso fosse factível. A recessão que vivemos provavelmente poderia ser amenizada caso as empreiteiras estivessem a todo vapor rodando seu negócio como sempre, mas a corrupção tem de ser combatida, certo? Que o PSDB ainda não tenha sido pego é um mistério para mim, mas prefiro acreditar que estamos evoluindo para sermos um país mais sério. Gente, me deixem acreditar, mesmo depois daquele pronunciamento escroto do presidente misógino sugar daddy e mordomo de vampiro. A operação Carne Fraca vai causar danos irreparáveis à exportação brasileira, até porque em vários mercado da carne brasileira existe muito mais preocupação com a qualidade e com a procedência do que nosso consumidor doméstico, doutrinado pela elite ruralista, jamais terá. O ponto é que não há como mudar a realidade da corrupção sem causar danos; é como um tumor que precisa ser extirpado e que pode levar junto um monte de tecidos bons e ainda por cima demandar uma quimioterapia. Não existe solução fácil.

Há outro time que declara que esta operação da PF é uma cortina de fumaça para a reforma da previdência, o que é provável, considerando o histórico de manobras grosseiras do nosso executivo. O caso aqui é que a opinião pública brasileira já estaria dominada de qualquer forma, eu me encontro num estadao de fatalismo desenfreado neste tópico, pois tive de ouvir mais de um conhecido me dizer que não deveria haver protestos contra o presidente Temer, “a situação está tensa, melhor não provocar” assim como escutei gente defendendo Alexandre Frota e Lobão como se houvesse algo que fosse defensável em qualquer um dos dois que não fosse uma ou outra música que o segundo compôs quando estava vivo. Não, a devassa tem de prosseguir.

Noves fora, a maior revelação é que o filho do Lula não é sócio da Friboi, embora esses esquemas de corrupção existam há muito tempo e que essas empresas tenham sido desde sempre incentivadas, mesmo com toda a nojeira envolvida, afinal a exportação não pode parar ou a economia quebra e os eleitores correm para os braços de outro demagogo. Já temos dois demagogos poderosos correndo por 2018, Bolsonaro e Dória, até palhaços como Doctor Rey estão se animando a subir na pirâmide eleitoral, então não há como fazer previsões. Voltando ao filho do Lula, não adianta, MBL e companhia vão continuar passando notícia falsa como se não houvesse amanhã, o que se configura em uma empulhação bem mais grave do que comer um nuggets de papelão.

Anúncios

Sobre gilvas

Pedante e decadente, ao seu dispor.
Esse post foi publicado em Filosofia de Boteco e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Carma é Forte

  1. Giovanny disse:

    Lembrando que uma operação como essa demanda longas investigações, obviamente, mas o momento de se mandar os cachorros pegarem a caça pode ser mexido a bel prazer. Por isso que, vindo desse governo, pode vir a ser mesmo uma cortina de fumaça. 😉

    • gilvas disse:

      Eu oscilo entre duas percepções: este governo é muito estrategista ou é muito burro. Pode ser que os lokos realmente estejam planejando cada movimento e aplicando as devidas cortinas de fumaça, que geralmente é bem grosseira, então pode ser que eles nem sejam tão espertos. É, provavelmente não, se a camada “intelectual” dos caras for a tucanada, bom, os caras realmente são muito burros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s