Modo de Usar

Sinestesia é um sítio internáutico sem maiores mistérios, mas, ainda assim, vale a pena atentar para pequenos detalhes que podem tornar a navegação por ele uma experiência mais interessante.

Página Inicial

Mostra os textos mais recentes de forma resumida. A idéia é servir como um aperitivo, permitindo que o leitor escolha um assunto que lhe apeteça, e só então mergulhe na leitura. Ou leia, caso tenha pendores a linguajar mais despojado.

Pesquisas

Permite que o visitante busque por textos que contenham palavras-chave específicas. Digite a palavra-chave, e seja arremessado na balbúrdia; soa mal à primeira vista, mas pode ser divertido.

Tags

O ogro que organiza este moquifo virtual coloca marcas em seus textos, e elas aparecem no mapa de tags, à direita na página inicial ou em qualquer página de texto individual. Clicando nelas o leitor vai acessar um compêndio de textos com aquela marcação. Não são todos os textos que têm marcação, então a janela de tags não é tão abrangente quanto eu gostaria. Isto está sendo corrigido, e pode ter paciência, pois eu sou um pedante só e tenho texto velho a rodo para corrigir e marcar.

As mais lidas

O fantástico WordPress, e falo sério, valeu, muito bom, faz uma estatística de acessos nas páginas dentro do que eu presumo ser uma semana, e coloca na barra da direita a lista com as mais acessadas. Tem dias em que é meio surreal, mas geralmente é um reflexo da verdade.

As mais amadas

Este recurso é novo, e depende das boas almas leitoras usarem o recurso Rate It! presente em todos os textos do site. O funcionamento é simples, do tipo que se absorve com um mínimo de esforço e boa vontade: simplesmente clica-se no número de estrelinhas, acima do texto, que o vivente achar adequado para aquele texto. Esta avaliação entra em uma daquelas estatísticas do WordPress, e o ranking das páginas aparece logo abaixo das mais lidas. Ah, não aparece Rate It! nas amostras prévias das páginas de busca e na página inicial: é necessário abrir o texto para isso.

Comentários

Comentar é uma função do leitor, e este autor aqui agradece profundamente. Existem, óbvio, exceções no meu gosto quando o comentador se refere a membros da minha família com ímpetos homicidas, mas, em geral, há um clima de divertida irreverência nos comentários deixados, o que contribui para a felicidade do planeta como um todo. Comente!

2 respostas para Modo de Usar

  1. Gabriel disse:

    Fala Gilvas!

    Cara, leio teu blog no Google Reader.
    Deve haver uma configuração para publicares todo o conteúdo do post, ou somente os paragrafos iniciais no RSS.
    É proposital não publicares todo o conteúdo?

    Abraço!

    • gilvas disse:

      publico apenas parte do conteúdo no reader para não ter de cuidar da formatação em dois locais diferentes. o pessoal acaba tendo de ir para o blog mesmo, onde a formatação segue um padrão que eu defino, e não a do reader, que é genérica. na própria página de entrada do blog eu lanço apenas resumo, senão fica uma tripa muito grande de texto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.